Oswaldo de Oliveira confia no crescimento da equipe (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
O Palmeiras contratou 19 reforços para esta temporada e ainda passa por uma fase de reformulação, principalmente na equipe titular. Contra o Rio Claro, nesta quarta-feira, às 20h30 (horário de Brasília), o desafio do Verdão para voltar a vencer após duas derrotas consecutivas é evidente: quebrar uma série de cinco partidas seguidas sofrendo gols em 2015. Levando-se em conta o final da temporada passada, a equipe foi vazada nos últimos 11 jogos.
No último domingo, foi justamente um vacilo da defesa que definiu o resultado do clássico contra o Corinthians. O zagueiro Vitor Hugo errou o recuou de bola para Fernando Prass, e o rival aproveitou a brecha para sair com a vitória por 1 a 0. Vitor vem formando a dupla de zaga titular ao lado do argentino Tobio desde a pré-temporada.
Atualmente, o técnico Oswaldo de Oliveira tem sete nomes à disposição para a defesa. Além de Tobio e Vitor Hugo, o treinador conta com Jackson, Victor Ramos, Thiago Martins, Nathan e Wellington. Enquanto Lucas e Zé Roberto se firmaram nas laterais, a disputa na dupla de zaga é mais intensa, e a possibilidade de variação é maior.
– Temos de trabalhar, independentemente do que estiver acontecendo, não posso me abalar nem mudar meu planejamento. Só faremos um time forte e coeso com todos esses jogadores, que formam, hoje, um dos melhores, senão o melhor elenco do Brasil - resumiu Oswaldo de Oliveira no último domingo, após a derrota para o Corinthians.
A última vez que o Palmeiras não sofreu gols em uma partida foi no dia 2 de novembro do ano passado, quando venceu o Bahia por 1 a 0, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Da equipe que começou o jogo na Arena Fonte Nova, naquele dia, apenas Fernando Prass, Tobio e Allione iniciaram a temporada à disposição da comissão técnica e como titulares do Verdão.
A defesa foi um dos principais problemas do Palmeiras em 2014. No Campeonato Brasileiro, o Verdão se salvou do rebaixamento na última rodada e terminou a competição com a zaga mais vazada entre os 20 clubes: foram 59 gols sofridos em 38 jogos.
Jogos do Palmeiras em 2015:
17 de janeiro – Palmeiras 3 x 1 Shandong Luneng
25 de janeiro – Palmeiras 3 x 2 RB Brasil
31 de janeiro – Audax 1 x 3 Palmeiras
5 de fevereiro – Palmeiras 0 x 1 Ponte Preta
8 de fevereiro – Palmeiras 0 x 1 Corinthians
4494 visitas - Fonte: Globo Esporte