Com nome de origem tupi, Rua Turiassu homenageia cidade homônima localizada no Maranhão
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira em primeira votação o projeto para mudar o nome do trecho da rua onde fica o estádio do Palmeiras, na zona oeste da capital paulista. De autoria do vereador Antonio Donato (PT), o local deixaria de chamar Turiassu para ser Palestra Itália, uma homenagem ao nome utilizado pelo clube desde a fundação, em 1914, até 1942.
O projeto de lei 314/2014 ainda vai a plenário para segunda votação e caso seja novamente aprovado, irá para sanção do prefeito Fernando Haddad. O trecho que pode ter alterado fica entre o números 1.643 e 2.237 da rua, que compreende uma distância de cerca de 600 metros entre as ruas Cayowaaa e Carlos Vicari, exatamente em frente ao Allianz Parque.
O clube precisou mudar de nome em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, por exigência do governo, que não queria ver no Brasil referências a países adversários no conflito, como a Itália. Ainda não há prazos para a continuidade das discussões do projeto dentro da Câmara Municipal.
6429 visitas - Fonte: Estadão