Corinthians 1 x 0 Palmeiras | Melhores momentos | Oitavas de final | Copa do Brasil 2025 Em 108 anos de clássico e com 22 duelos de mata-matas ao longo da história, Corinthians e Palmeiras carregam uma rivalidade repleta de jogos decisivos. Embora o histórico não tenha um claro domínio nos confrontos eliminatórios, com 12 duelos vencidos pelos palmeirenses e dez pelos corintianos, um tabu permanece entre as equipes: com exceção dos embates pelo Campeonato Paulista, o Alvinegro nunca eliminou o Alviverde por qualquer outra competição oficial. Saindo do âmbito estadual e sem contabilizar a atual edição da Copa do Brasil, que está em andamento, Corinthians e Palmeiras mediram forças em cinco duelos eliminatórios na história, todos no século 20. O Alviverde levou a melhor em duas finais do extinto Torneio Rio-São Paulo (1951 e 1993), em uma final de Campeonato Brasileiro (1994) e em dois confrontos pela Copa Libertadores da América (em 1999, nas quartas de final, e em 2000, na semifinal). Em dez partidas neste recorte, além dos títulos e classificações do Palmeiras nos mata-matas, aconteceram seis vitórias alviverdes, dois triunfos alvinegros e dois empates, sem contar o jogo de ida das oitavas de final que disputam agora. Como curiosidade, todos esses embates eliminatórios foram disputados em partidas de ida e volta e no mesmo estádio.
Em 1951, 1993 e 1994 no Pacaembu, enquanto o Morumbi foi o palco dos duelos de 1999 e 2000. Já nesta Copa do Brasil, após a vitória do Corinthians por 1 a 0 na Neo Química Arena, no dia 30 de julho, os times decidirão a vaga no Allianz Parque, nesta quarta-feira (6 de agosto). Em caso de triunfo alvinegro ou empate, o Corinthians fatura a vaga e acaba com o tabu. Já em caso de vitória do Palmeiras a partir de dois gols de diferença, os alviverdes avançam para as quartas de final. Triunfo palmeirense pela diferença de um gol leva a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.
Nos duelos eliminatórios sem contabilizar o Paulistão: Rio-São Paulo 1951 (final) Excluídos os duelos pelo Estadual, o primeiro mata-mata entre Corinthians e Palmeiras ocorreu na final do extinto Torneio Rio-São Paulo, em 1951. Embora fosse uma competição em pontos corridos e turno único, alvinegros e alviverdes terminaram empatados na liderança com dez pontos. O regulamento previa dois jogos extras para definir o campeão. Na decisão, o Palmeiras faturou o título com duas vitórias: 3 a 2, na ida, e 3 a 1, na volta.
Rio São-Paulo 1993 (final) Após 42 anos, os rivais voltaram a se enfrentar pela final do Rio-São Paulo. Como curiosidade, menos de dois meses antes o Palmeiras havia encerrado uma fila de quase 17 anos sem conquistar nenhum título, após superar justamente o Corinthians na decisão do Campeonato Paulista. No Torneio Rio-São Paulo, o desfecho foi o mesmo. Líderes de seus respectivos grupos na primeira fase, os times se encontraram na final. Após triunfo alviverde por 2 a 0 na ida, o empate sem gols no jogo de volta confirmou a conquista palmeirense.
Brasileiro 1994 (final) Então bicampeão paulista (1993 e 1994), campeão brasileiro (1993) e vencedor do Rio-São Paulo 1993, o Palmeiras fez valer o favoritismo e levou a melhor sobre o Corinthians no primeiro duelo eliminatório nacional entre os times na história. Pela final do Campeonato Brasileiro 1994, vitória palmeirense por 3 a 1, na ida, e empate por 1 a 1, na volta.
Libertadores 1999 (quartas de final) Em um período de rivalidade apimentada entre as equipes, pelos craques em seus elencos e pelos títulos dos clubes naquela época, palmeirenses e corintianos mediram forças pela primeira vez em um mata-mata internacional. Nas quartas de final da Libertadores 1999, o Palmeiras venceu por 2 a 0, na ida, e o Corinthians levou a melhor pelo mesmo placar, na volta. Já na disputa de pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Marcos, que viu Dinei acertar o travessão e defendeu a cobrança de Vampeta. Classificação palmeirense nas penalidades, por 4 a 2.
Libertadores 2000 (semifinal) Novamente, a Libertadores reservou um grande duelo entre os times. Pela semifinal de 2000, fizeram um mata-mata histórico, com dois jogos eletrizantes e um total de 12 gols. Na ida, triunfo alvinegro por 4 a 3, enquanto na volta os palmeirenses levaram a melhor por 3 a 2. Mais uma vez, as equipes decidiram a vaga nos pênaltis na competição continental. Nas penalidades, Marcos entrou para a história alviverde ao defender a cobrança de Marcelinho Carioca, um dos maiores ídolos corintianos, e o Palmeiras obteve a classificação ao vencer por 5 a 4.
1254 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


BOMBA: Palmeiras projeta R$ 330 milhões com uniformes e tenta fechar novos acordos
Palmeiras avalia saída de Allan em 2026, mas recusa proposta de 100 milhões de euros
Chapéu no Verdão? Palmeiras vê Flamengo a frente em contratação de zagueiro
Barca do Palmeiras começa! Micael está fora, Allan pode sair e Abel exige reformulação urgente!
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Lesões afetam Murilo em 2025 e Palmeiras avalia negociar zagueiro na próxima temporada
Reformulação para 2026? Palmeiras prepara barca de saídas de ídolos e craques!
Palmeiras encerra 2025 em crise e torcida protesta contra metas modestas para 2026
Leila x Abel? Leila critica fala de Abel e pede foco no Palmeiras