Rafael Marques marcou contra o Rio Claro e entrou para a história (Foto: Rodrigo Faber)
Rafael Marques foi contratado em janeiro para ser uma das opções do reformulado setor ofensivo palmeirense em 2015. E apesar de ainda não ter sido titular, e ter participado de apenas três jogos no ano, o atleta já entrou para a história do clube. É dele a marca de, até o momento, ser o único a ter marcado com a camisa do Verdão no estádio Palestra Italia e na nova arena.
Em 2004, Rafael Marques subiu para o profissional do Palmeiras após ter boas atuações na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe, então comandada por Jair Picerni, procurava um atleta para assumir eventuais desfalques de Vagner Love, Pedrinho e Muñoz.
E foi dia 7 de abril daquele ano que o atacante saiu do banco de reservas para marcar seu primeiro gol como profissional, o terceiro da goleada alviverde por 4 a 0 contra o São Gabriel (RS), pela segunda fase da Copa do Brasil.
No jogo de ida, o triunfo por 2 a 1 mexeu com a euforia da equipe gaúcha. Em São Paulo, porém, o Verdão não deu chances ao adversário. Apesar do tempo, Rafael ainda guarda algumas lembranças da partida.
– Houve muita euforia pela parte do treinador deles, que disse que eles tirariam a gente da Copa do Brasil. Mas chegamos aqui e tivemos o apoio da nossa torcida. Vimos que jogando em casa tínhamos uma força muito grande, e o placar foi 4 ou 5 – recorda.
Quase onze anos depois, o atacante saiu do banco mais uma vez para fazer a festa da torcida alviverde. Contra o Rio Claro, Rafael Marques entrou na segunda etapa e aproveitou bom cruzamento de Robinho para completar com estilo e definir o placar em 3 a 0 a favor dos donos da casa. E uma casa totalmente diferente.
– O Luan (assessor de imprensa) comentou comigo no ônibus, mas eu não tinha essa noção. Agora que foi cair a ficha. Querendo ou não, fica marcado, ter feito um gol no Palestra antigo e agora na nova arena. Que seja só o começo de muitas marcas e conquistas. Estou contente por saber disso, mas o objetivo é maior. Com conquistas, vou ter certeza que meu nome ficará gravado amanhã – diz o atacante.
– Eu pude jogar em alguns estádios novos, que foram construídos para a Copa. Até ano passado eu só tinha visto a arena por imagens, não tinha noção de como tinha ficado. (O estádio do Palmeiras) É um dos melhores e mais bonitos, se não for o mais, entre os que eu vi até agora.
Fico feliz porque é a nossa casa, onde podemos mandar nosso jogos e temos o apoio da torcida. Quando eu piso ali dentro, fico feliz. Lembro do antigo Palestra – completa.
Além das modernas instalações, Rafael Marques comemora um outro importante reforço para o Palmeiras em sua nova casa: a torcida.
– O Palestra era mais aberto, a arena é fechada. Você escuta mais a torcida, o apoio. É um caldeirão. Gosto de jogar com estádio cheio, me motiva mais. Do jeito que ficou agora é até melhor, tem o carinho dos torcedores, uma atmosfera mais quente mesmo – conta.
Apesar do bom momento, Rafael Marques deve ser mantido entre os reservas para a próxima rodada do Paulistão. No sábado, o Palmeiras encara o São Bento, em Sorocaba, às 19h30, pela quinta rodada do Campeonato Paulista.
5187 visitas - Fonte: Ge