Saiba como funciona o cálculo por trás do percentual de chances da Série A Favoritos ao título do Brasileirão nos últimos 8 anos, Flamengo e Palmeiras fizeram um primeiro turno que os colocam firmemente na disputa por mais um troféu da principal competição nacional. Desde 2018, um dos rivais levanta a taça com três conquistas alviverdes e duas rubro-negras - Atlético-MG em 2021 e Botafogo no ano passado impediram a hegemonia da dupla. As chances em 2025, após 19 rodadas, mostram uma intensa disputa ponto a ponto entre o Fla com 38,34% de possibilidades de título e o Verdão com 30,37%. Sem esquecer, que a equipe carioca ainda tem um jogo a disputar no turno, e os paulistas têm dois. Com 37 pontos e 22,87% de chances de ser campeão, o Cruzeiro estabeleceu-se como perseguidor do líder Flamengo com 40 pontos e até está um ponto à frente do Palmeiras. No entanto, a Raposa já disputou seus 19 jogos do primeiro turno e teve duas derrotas em casa nas últimas rodadas para Ceará e Santos. No confronto direto, a equipe celeste recebeu os principais rivais e derrotou tanto rubro-negros quanto alviverdes no Mineirão. Para aumentar suas possibilidades, vai ter que repetir o feito no returno, porém em território dos rivais. Com 3,89% de chances de título está o atual campeão Botafogo. Com dois jogos a cumprir no turno e reforços ainda se entrosando, a equipe alvinegra não pode ser descartada desta disputa, mas precisa fazer uma segunda metade de Brasileirão sem cometer erros. A primeira "decisão" do time carioca acontece já na próxima rodada quando vai receber o Palmeiras em casa e uma vitória pode começar a trilhar caminho rumo às primeiras colocações da tabela de classificação. As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Gato Mestre desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.738 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente. Veja a tabela e todos os números das chances de título na Série A em 2025.
Se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros. Porém, conforme novos jogos são disputados, os potenciais futuros mudam, rodada a rodada. Essas são algumas possibilidades que explicam quando as chances não acompanham exatamente as posições atuais da tabela de classificação: os potenciais futuros são diferentes dos resultados já conhecidos, entre outros motivos, devido à inversão de mandos no returno. Os dados ajudam a calcular o potencial que cada equipe tem para vencer os jogos restantes, considerando mando de campo e outras características ao fazer 10 mil simulações para cada partida a ser disputada. Chances de permanência No fechamento da 19ª rodada, o Juventude conseguiu uma vitória importante sobre o Corinthians, mas, mesmo estando cinco pontos à frente do lanterna Sport, é o time que tem menos chances de permanência na Série A: apenas 5,05%. Os gaúchos têm o pior saldo de gols do Brasileirão (-23) e a pior defesa disparada com 36 gols sofridos. - Os indicadores de expectativa de gol são os parâmetros mais importantes dentro do algoritmo, já que consideram o que a equipe está efetivamente criando e sofrendo durante cada partida. O Juventude tem os piores parâmetros da competição, criando pouquíssimas oportunidades de ataque (xG baixo) e sua defesa permite muitas chances aos adversários (xGa alto). Em comparação, apesar dos maus resultados, o Sport consegue gerar perigo ofensivo mediano, assim como oferece menos chances perigosas ao adversário - explicou Bruno Imaizumi, criador do modelo estatístico do Gato Mestre. De fato, o Sport está em momento importante de recuperação, pois somou apenas três pontos nos primeiros 13 jogos. Nas últimas quatro partidas, porém, marcou seis pontos e conquistou sua primeira vitória neste domingo, diante do Grêmio, fora de casa. As chances de seguir na elite da equipe pernambucana estão em 24,19%. Grêmio 0 x 1 Sport | Melhores momentos | 19ª rodada | Campeonato Brasileiro 2025 Outras duas equipes do Nordeste estão com o sinal de alerta ligado. O Fortaleza tem 38,65% de possibilidades de permanência, e o Vitória 47,22%. O Vasco, que integra o Z-4 neste momento, está com 63,77% de chances de seguir na Série A. Os cruz-maltinos ainda têm dois jogos a cumprir no turno e o ataque mais eficaz que cearenses e baianos. Veja o ranking completo abaixo.
Libertadores A disputa por uma vaga na próxima Libertadores reserva ainda muitos capítulos no Brasileirão 2025, mas, para uma primeira parcial, Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro despontam como favoritos. Em relação ao G-6, todos têm mais de 90% de chances. Para se garantir no G-4, os rubro-negros aparecem com 91,88%, alviverdes com 88,06%, e a equipe celeste com 85,10%. Botafogo e Bahia pintam em seguida com boas chances de estarem na próxima Libertadores com leve vantagem para o atual campeão brasileiro, que conseguiu criar mais chances de gol que o Tricolor baiano ao longo das 17 partidas já disputadas por ambos. O Alvinegro tem 72,58% de possibilidades de G-6, e os baianos estão com 62,51%. Em sua temporada de estreia e com campanha acima das expectativas até o momento, o Mirassol tem 14% de possibilidades de G-4 e 36,84% de G-6. Ótimos números que podem ir crescendo caso o time do interior paulista siga atuando em alto nível no returno do Brasileirão. No momento, a sexta colocação garantiria a classificação para as fases iniciais da Libertadores. Veja o ranking completo abaixo.
1275 visitas - Fonte: -
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


BOMBA: Palmeiras projeta R$ 330 milhões com uniformes e tenta fechar novos acordos
Palmeiras avalia saída de Allan em 2026, mas recusa proposta de 100 milhões de euros
Chapéu no Verdão? Palmeiras vê Flamengo a frente em contratação de zagueiro
Barca do Palmeiras começa! Micael está fora, Allan pode sair e Abel exige reformulação urgente!
GOLAÇOOOOOOOOO! SOSA VIRA O PLACAR DE FALTA! 2 A 1 PRO VERDÃO!
Lesões afetam Murilo em 2025 e Palmeiras avalia negociar zagueiro na próxima temporada
Reformulação para 2026? Palmeiras prepara barca de saídas de ídolos e craques!
Palmeiras encerra 2025 em crise e torcida protesta contra metas modestas para 2026
Leila x Abel? Leila critica fala de Abel e pede foco no Palmeiras