Oswaldo aposta em conversa para entrosar time (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
O principal objetivo do técnico Oswaldo de Oliveira neste início de temporada é encontrar a formação ideal o mais rápido possível e conseguir um entrosamento que possa dar um padrão ao novo time do Palmeiras.
Com pouco tempo de trabalho prático na Academia de Futebol, o treinador tem evitado mudanças entre os titulares e tem apostado na conversa para fazer o grupo se conhecer melhor e embalar no Campeonato Paulista.
No centro de treinamento alviverde, o comandante se reúne com os atletas diariamente na sala de imprensa antes do início da atividade. No bate-papo, ele conversa sobre o desempenho da equipe e dá detalhes sobre como será o trabalho. Dentro de campo, mais bate-papo e orientação aos titulares, enquanto os reservas trabalham com os auxiliares em outro campo.
– Normalmente, em véspera de jogo, eu procuro trabalhar mais a bola parada. Mas quando começa a repetir muitos jogos, jogamos com dois dias de intervalo e novamente vamos jogar com dois dias, isso castiga muito atleta, principalmente no início de temporada.
Eu evito confronto, e aqui tem sido mais importante trabalhar essa parte do entrosamento, do saber o que fazer, de eles trocarem ideias, conversarem bastante – afirmou Oswaldo de Oliveira.
Para ter uma base e transformar os numeroso elenco, que ganhou 19 reforços em 2015, em um time competitivo, o treinador tem apostado na manutenção das suas principais peças, principalmente no setor defensivo.
– Só tinha feito a alteração no Zé Roberto por precaução. É o setor que estou procurando mexer menos para termos uma base. Do meio para frente tem sempre improvisação, troca de posições, mas a defesa é o lugar mais estável, que precisamos ter mais entrosamento – explicou.
Neste sábado, apesar do desejo do treinador, o Verdão terá mudanças na dupla de zaga. Com desgaste muscular, Tobio será poupado e dará lugar a Jackson O lateral-direito Lucas, que poderia ganhar descanso por causa de dores nas costelas e abrir espaço para João Pedro, vai ser mantido na equipe.
Já o ataque deve ter formação repetida pela primeira vez em 2015, com Allione, Alan Patrick, Dudu e Cristaldo. As opções disponíveis no elenco para o setor têm deixado o treinador bastante satisfeito.
– A disputa está ótima, tenho quatro jogadores e, possivelmente, os quatro com características diferentes. Isso pode não ser decisivo, mas eles estando bem vai dar sempre uma coisa boa para o time – concluiu Oswaldo.
4083 visitas - Fonte: Ge