Oswaldo de Oliveira comemora gol com Zé Roberto no Palmeiras
Oswaldo de Oliveira tem insistindo em dar padrão tático para a equipe e isso se estende até aos reservas do Palmeiras. O objetivo é usar a organização dentro de campo para acelerar o entrosamento do tão renovado elenco.
Durante a semana, o comandante tem definido sempre dois times para os quais dá mais atenção. Ele comanda trabalho em campo reduzido com os 22 que imagina como as primeiras opções para um jogo e tenta colocar as mesmas ideias nas cabeças dos atletas.
Na última sexta, por exemplo, separou o time titular em metade do campo e a reserva na outra metade. Os dois times eram obrigados a trocar passes da mesma forma e executarem a mesma jogada. O treinador ia de um lado para o outro, gritando e gesticulando bastante, com mais energia do que o comum. A mudança foi até tema de coletiva.
"Eu não sei se mudei tanto. Eu sempre tive esse estilo e talvez eu tenha mudado um pouco após ficar quase 16 anos fora do país. Mas acho que faz parte do dia a dia", afirmou o comandante.
Não é à toa Oswaldo já citou que sente muita diferença na obediência tática de jogadores que comandou no Japão e dos que comanda por aqui.
A ideia de colocar os 22 trabalhando da mesma forma é diminuir o impacto nas trocas que serão necessárias ao longo deste período de adaptação. Arouca, Cleiton Xavier e Valdivia, por exemplo, ainda não estrearam e provocarão mudanças significativas no esqueleto do time.
O comandante mostra tanta tranquilidade no trabalho que nem se preocupa em acelerar a estreia de suas principais estrelas.
Dentro de campo, ele também repete exaustivamente a formação com 4-2-3-1, fazendo os jogadores se adaptarem ao estilo. Nas últimas coletivas, mostrou dúvida em como montar o meio campo quando tiver todas as peças à disposição, mas sinalizou que o triângulo formado continuará.
Oswaldo tem comemorado bastante as duas semanas seguidas que terá com jogos apenas aos fins de semana. No meio da última que passou, fez até treino em dois períodos, com direito a concentração. A tática deve ser a mesma nos próximos sete dias, quando o Palmeiras volta a folgar no meio da semana.
4086 visitas - Fonte: UOL Noticias