Com time ofensivo, Palmeiras aposta em Gabriel para "carregar o piano"

22/2/2015 11:56

Com time ofensivo, Palmeiras aposta em Gabriel para "carregar o piano"

Homem de confiança de Oswaldo, volante fala sobre a marcação do Verdão: "Minha função é deixar os homens de frente criarem, mas eu também ajudo na saída de bola"

Com time ofensivo, Palmeiras aposta em Gabriel para

Gabriel tem se destacado no Palmeiras

(Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)




Dos 19 reforços anunciados pela diretoria do Palmeiras para 2015, a maior parte foi para o setor de meio de campo. Do fim de dezembro até agora, quatro volantes e quatro meias foram contratados. Mas um deles começa a temporada na frente dos demais: Gabriel.



Entre todas as opções de criação, alguém ficou com a função de fazer o “trabalho sujo” de marcação. Depois de subir para o profissional no Botafogo de 2012 com Oswaldo de Oliveira, o atleta foi o escolhido para dar segurança ao sistema defensivo alviverde.



– Alguém tem de carregar o piano. O Gabriel é uma figura diferente, um garoto especial. Ele pode atuar como segundo volante, jogou duas temporadas com Marcelo Mattos no Botafogo. Ele tem muita vitalidade e participação no jogo. Em determinados jogos, essa sobrecarga é até legal porque ele se sai muito bem com essa participação mais ativa – disse o treinador.



– Esse carregador de piano é o cara que tenta morder um pouco mais no meio de campo, fica mais encarregado na marcação, responsável por diminuir o espaço dos adversários, fazer o outro time não chegar com tanta frequência.



Minha função é deixar os homens de frente criarem, mas eu também ajudo na saída de bola. Eu gosto de jogar de primeiro ou de segundo volante. Estou muito feliz no Palmeiras, realizado por estar num clube desse tamanho. Vou procurar melhorar ainda mais – completou Gabriel.



Com a camisa do Palmeiras, Gabriel foi titular em todas as partidas de 2015 e tem sido importante para o esquema tático adotado por Oswaldo de Oliveira. Depois de começar o ano ao lado de Amaral, e ser testado com Renato, Gabriel tem formado dupla com Robinho, formação que será repetida neste domingo, em Penápolis, contra o Penapolense.



Apesar de o treinador apostar em uma formação ofensiva quando tem a posse de bola - o time tenta avançar no 4-1-4-1, com algum volante como elemento surpresa -, Gabriel não se vê sobrecarregado e já sabe o que fazer para compensar na marcação.





Gabriel tem a confiança de Oswaldo de Oliveira para carregar o piano verde (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)



– O principal é o posicionamento. Se eu estiver bem posicionado dentro de campo vou diminuir o espaço e isso irá facilitar a roubada ou vai atrasar a jogada do adversário. O times estando bem compacto, mesmo jogando no 4-1-4-1, não sobrecarrega muito. Com o time compacto e bem posicionado facilita bastante – disse o atleta, que também é incentivado a aparecer no ataque como elemento surpresa.



– O Oswaldo dá liberdade aos volantes, trabalha a chegada ao ataque como homem surpresa. Mesmo de primeiro ou segundo volante ele dá essa liberdade, para ter um meio de campo móvel e o time não ficar estático. O time tem muito a ganhar com essa mescla de jogador de marcação e que sabe também sair com a bola. É o futebol moderno que não dá espaço mais para quem só marca ou só ataca – emendou Gabriel.



E o setor de meio de campo do Palmeiras terá modificações em breve. Isso porque Arouca deve estrear com a camisa alviverde no dia 28, contra o Capivariano. Cleiton Xavier, que não está inscrito na primeira fase do Paulistão, e Valdivia, que se recupera de lesão muscular na coxa esquerda, também ficarão à disposição da comissão técnica nas próximas semanas. Com tantas opções, ninguém no Verdão consegue antecipar uma suposta escalação.



– Eu até gosto disso (concorrência). O Palmeiras tem a ganhar com isso, e os jogadores também, porque não pode ter ninguém acomodado. A disputa é importante para crescermos individualmente, e o time crescer com isso. O clube contratou bem. No meio de campo a briga vai ser boa, mas estamos preparados – disse o jogador.



Mesmo com a forte concorrência, Gabriel vive boa fase e deve ser mantido. No ano passado, apesar da queda do Botafogo para a Série B do Campeonato Brasileiro, o volante teve um bom desempenho individual. Tanto que terminou 2014 como o atleta com o maior número de desarmes na competição. Para o treinador, o atleta de 22 anos, que tem contrato com o Palmeiras válido por duas temporadas, ainda tem muito a evoluir.

– Eu converso bastante com ele, mas ao longo desses quatro anos como profissional ele vem aprendendo bastante. Ele jogou com o Renato, do Santos, tem trocado muita experiência, muita argumentação com esses jogadores e tem aprendido muito. Acho que ainda tem muito para crescer – citou Oswaldo.



– Vejo a torcida empolgada com esse novo Palmeiras que está se formando. Vim de um time grande que era o Botafogo, mas as proporções são diferentes. Lá existia uma cobrança e aqui tem outro tipo de cobrança. Mesmo jovem já estou um pouco acostumado. O trabalho está sendo favorável, mas temos de melhorar bastante. É um time novo ainda, estamos nos conhecendo. Acredito que vamos achar a forma ideal ainda dentro do Paulista para brigar pelo título e depois pelas outras competições nacionais – finalizou Gabriel.





No ataque, Robinho avança e forma uma linha de quatro meias, com Cristaldo como referência





Na defesa, Robinho recua para formar dupla com Gabriel na marcação. Allione e Dudu reforçam a defesa pelas laterais







7344 visitas - Fonte: Ge

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Ter - 21:00 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Portuguesa

Brasileiro

Dom - 16:00 - Allianz Parque
0 X 1
Palmeiras
Fluminense