CBF explica decisão de não divulgar análise do VAR em São Paulo x Palmeiras

7/10/2025 15:04

CBF explica decisão de não divulgar análise do VAR em São Paulo x Palmeiras

CBF explica decisão de não divulgar análise do VAR em São Paulo x Palmeiras

O clássico entre São Paulo e Palmeiras, realizado no Morumbi, terminou com a vitória do Verdão por 3 a 2, mas deixou um rastro de polêmicas envolvendo decisões de arbitragem. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não liberará os áudios dos lances controversos, uma vez que o protocolo da entidade determina a divulgação apenas dos áudios que foram revisados pelo árbitro durante a partida no monitor. Assim, nenhum dos lances levantados como reclamados por ambos os clubes teve a análise feita dessa forma.

Embora os clubes tenham a possibilidade de solicitar os áudios das conversas dos árbitros por meio de um Fórum Permanente, essa divulgação é estritamente restrita aos clubes envolvidos, à entidade responsável e aos profissionais que atuaram na partida. Por conta de suas atuações no clássico, os árbitros Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva foram afastados pela CBF para um processo de reciclagem.

As reclamações do São Paulo foram significativas, com destaque para pelo menos cinco lances que eles alegam terem influenciado diretamente o resultado do jogo. O mais controverso foi um possível pênalti não assinalado em favor do São Paulo, quando Tapia foi derrubado na área após um escorregão de Allan. Esse lance gerou uma grande revolta entre os jogadores reservas do Tricolor, especialmente porque o árbitro não foi aconselhado a consultar o VAR.

PC Oliveira analisa possível pênalti e expulsão em São Paulo x Palmeiras
PC Oliveira analisa possível pênalti e expulsão em São Paulo x Palmeiras.

O comentarista de arbitragem da Globo, PC Oliveira, afirmou que o pênalti deveria ter sido marcado, gerando ainda mais insatisfação entre os torcedores. Além disso, o São Paulo ainda questiona a não punição de Andreas Pereira, que cometeu uma falta dura em Marcos Antônio, e outras situações envolvendo Gustavo Gómez e Raphael Veiga.

Por outro lado, o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, apontou que Bobadilla deveria ter sido expulso por ter puxado Allan e impedido um contra-ataque do Palmeiras logo no começo do segundo tempo. O São Paulo, apesar de abrir o placar com os gols de Luciano e Tapia ainda na primeira metade do jogo, viu o Palmeiras virar a partida com gols de Vitor Roque, Flaco López e Sosa no segundo tempo, após os lances polêmicos.

"Impressão que o VAR não veio hoje", diz diretor de futebol do São Paulo
"Impressão que o VAR não veio hoje", diz diretor de futebol do São Paulo.


954 visitas - Fonte: ge

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade