As últimas rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro foram intensamente marcadas por fortes críticas dos clubes em relação a supostos erros de arbitragem. Entre as equipes que externaram sua insatisfação estão Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Grêmio e Sport, que se manifestaram por meio de notas oficiais ou de declarações de seus dirigentes, alegando ter sido prejudicadas em diversas situações. No clássico Choque-Rei do último domingo, o São Paulo apontou publicamente cinco lances em que a arbitragem teria favorecido o Palmeiras, e até enviou um ofício à CBF solicitando a divulgação dos áudios do VAR.
Por sua vez, o Palmeiras também se pronunciou, expressando descontentamento em relação a duas não-expulsões de jogadores do São Paulo. O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, analisou o atual panorama da arbitragem no futebol brasileiro, reconhecendo que os árbitros estão sob pressão devido aos erros cometidos nos últimos jogos. Ele destacou: “Eu entendo que a arbitragem do futebol brasileiro, neste momento, enfrenta uma enorme dificuldade em razão da comoção gerada pelos erros ocorridos recentemente.”
As críticas não se limitaram apenas ao duelo entre Palmeiras e São Paulo. O Grêmio também levantou sua voz contra um pênalti controverso marcado a favor do Red Bull Bragantino. O capitão Marlon chegou a declarar que o Tricolor Gaúcho estava sendo “categoricamente roubado” e pediu por uma maior profissionalização dos árbitros. Segundo Reinaldo, os erros cometidos não podem ser revertidos, mas a ideia é oferecer suporte e tranquilidade aos árbitros que estarão em campo nos próximos jogos.
As polêmicas foram tão intensas no Choque-Rei que geraram uma conversa entre Reinaldo Carneiro Bastos e Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. O momento mais contestado do clássico foi um aparente pênalti que deveria ter sido assinalado a favor do São Paulo, quando o time estava à frente no placar. Após a partida, Reinaldo revelou sua conversa com Cintra, que teria reconhecido os erros cometidos durante o jogo.
Além das não-marcações de pênaltis e das discussões sobre expulsões, a CBF decidiu afastar os árbitros centrais e de vídeo que atuaram nas partidas mais controversas, promovendo a necessidade de treinamento e avaliação interna para o retorno às atividades. A nota oficial da CBF destacava que os árbitros Ramón Abatti Abel, Lucas Casagrande e os auxiliares de VAR Ilbert Estevam da Silva e Gilberto Rodrigues Castro Junior, ficarão fora das próximas partidas com o objetivo de se aprimorarem.
1020 visitas - Fonte: espn
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


BOMBA: Palmeiras projeta R$ 330 milhões com uniformes e tenta fechar novos acordos
Tensão no Palmeiras: Crise explode após vice da Libertadores e racha no vestiário
Chapéu no Verdão? Palmeiras vê Flamengo a frente em contratação de zagueiro
Reforço de peso! Palmeiras formaliza contrato profissional com promessa da base
Giay entra na lista de dispensa do Palmeiras e vira desejo de torcedores do Cruzeiro
Palmeiras inicia reconstrução para 2025 e avalia saídas após temporada sem títulos
Volante de saída? Palmeiras tenta vender Emiliano Martinez a rival por milhões
LISTA DE REFORÇOS: Palmeiras revisa planejamento após 2025 frustrante e mira jogadores para 2026
Atlético-MG x Palmeiras: onde assistir
BOMBA: Zagueiro da Seleção é oferecido ao Palmeiras após perder espaço no PSG