As últimas rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro foram intensamente marcadas por fortes críticas dos clubes em relação a supostos erros de arbitragem. Entre as equipes que externaram sua insatisfação estão Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Grêmio e Sport, que se manifestaram por meio de notas oficiais ou de declarações de seus dirigentes, alegando ter sido prejudicadas em diversas situações. No clássico Choque-Rei do último domingo, o São Paulo apontou publicamente cinco lances em que a arbitragem teria favorecido o Palmeiras, e até enviou um ofício à CBF solicitando a divulgação dos áudios do VAR.
Por sua vez, o Palmeiras também se pronunciou, expressando descontentamento em relação a duas não-expulsões de jogadores do São Paulo. O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, analisou o atual panorama da arbitragem no futebol brasileiro, reconhecendo que os árbitros estão sob pressão devido aos erros cometidos nos últimos jogos. Ele destacou: “Eu entendo que a arbitragem do futebol brasileiro, neste momento, enfrenta uma enorme dificuldade em razão da comoção gerada pelos erros ocorridos recentemente.”
As críticas não se limitaram apenas ao duelo entre Palmeiras e São Paulo. O Grêmio também levantou sua voz contra um pênalti controverso marcado a favor do Red Bull Bragantino. O capitão Marlon chegou a declarar que o Tricolor Gaúcho estava sendo “categoricamente roubado” e pediu por uma maior profissionalização dos árbitros. Segundo Reinaldo, os erros cometidos não podem ser revertidos, mas a ideia é oferecer suporte e tranquilidade aos árbitros que estarão em campo nos próximos jogos.
As polêmicas foram tão intensas no Choque-Rei que geraram uma conversa entre Reinaldo Carneiro Bastos e Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. O momento mais contestado do clássico foi um aparente pênalti que deveria ter sido assinalado a favor do São Paulo, quando o time estava à frente no placar. Após a partida, Reinaldo revelou sua conversa com Cintra, que teria reconhecido os erros cometidos durante o jogo.
Além das não-marcações de pênaltis e das discussões sobre expulsões, a CBF decidiu afastar os árbitros centrais e de vídeo que atuaram nas partidas mais controversas, promovendo a necessidade de treinamento e avaliação interna para o retorno às atividades. A nota oficial da CBF destacava que os árbitros Ramón Abatti Abel, Lucas Casagrande e os auxiliares de VAR Ilbert Estevam da Silva e Gilberto Rodrigues Castro Junior, ficarão fora das próximas partidas com o objetivo de se aprimorarem.
1452 visitas - Fonte: espn
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Palmeiras posta vídeo fazendo provocação a Rogério Ceni após vitória sobre o Bahia no Brasileirão
Bahia x Palmeiras; Saiba onde assistir
REFORÇO DE CASA? Palmeiras pode ter novo lateral nos próximos jogos
GOLAÇOOOOOOO! JHON ARIAS ABRE O PLACAR EM UM CHUTAÇO! 1 A 0 PRO VERDÃO!
Palmeiras pode negociar trio titular no meio do ano
GOOOOOOOOOOOOOOOOOL! VERDÃO EMPATA NA LIBERTA
Conmebol altera partida do Palmeiras na Libertadores em razão de fator inesperado
Estreia na Libertadores: Palmeiras desafia o Junior Barranquilla com Cria da Academia na lateral
Junior Barranquilla x Palmeiras: onde assistir