CBF obtém aval da FIFA para divulgar áudios de decisões do VAR

9/10/2025 03:04

CBF obtém aval da FIFA para divulgar áudios de decisões do VAR

CBF obtém aval da FIFA para divulgar áudios de decisões do VAR

Nesta quarta-feira, 8, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que recebeu a autorização da FIFA para divulgar os áudios das decisões do VAR que não passaram por revisão durante as partidas. Anteriormente, o protocolo da CBF só permitia a divulgação do áudio de decisões que envolvessem a consulta do árbitro ao monitor. Essa mudança surge após a polêmica gerada no clássico entre São Paulo e Palmeiras, onde o time tricolor solicitou os áudios relacionados ao pênalti de Allan em Marcos Antônio, além de outras decisões tomadas sem revisão.

Com a anuência da entidade máxima do futebol, a CBF passará a divulgar os "lances sem revisão protocolar". Os áudios e vídeos desses lances serão disponibilizados em até 24 horas após o fim das partidas, em conformidade com diretrizes técnicas e operacionais definidas em conjunto com a FIFA.

O presidente da CBF, Samir Xaud, destacou que essa decisão reflete o comprometimento da atual gestão em enfrentar questões históricas do futebol brasileiro. "Desde o início da nossa gestão, estamos lidando com problemas estruturais que há décadas precisavam de mudanças. Já anunciamos um novo calendário para o futebol masculino, estamos finalizando o do feminino e no próximo mês divulgaremos as regras do fair play financeiro. A arbitragem é uma das nossas prioridades, e a ampliação da divulgação dos áudios é uma iniciativa em nome da transparência", afirmou Xaud.

Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem, ressaltou a importância dessa consulta à FIFA. "Sempre buscamos consultá-los em situações que não fazem parte da rotina: regras, resoluções e protocolos da IFAB/FIFA. Argumentamos que a apresentação das checagens de grande impacto, mesmo sem a ida do árbitro à cabine, reforçaria a integridade de nossas competições. Recebemos a autorização para fins de instrução e transparência", concluiu Cintra.


786 visitas - Fonte: espn

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade