A LDU, campeã em 2008, chega à semifinal da Copa Libertadores da América de 2025 como uma das surpresas da competição. O clube equatoriano enfrentará o Palmeiras, um rival brasileiro, na busca por manter sua trajetória de sucesso e resistência contra gigantes do futebol sul-americano.
Fundada em 1930, a LDU se consolidou como uma das principais forças do futebol equatoriano. Sua maior conquista internacional ocorreu em 2008, quando se sagrou campeã da Copa Libertadores, tornando-se o primeiro clube do Equador a ganhar o torneio. Na final contra o Fluminense, o primeiro jogo em Quito terminou com uma vitória de 4 a 2 para a LDU, enquanto o segundo jogo no Maracanã resultou em 3 a 1 para os cariocas. A decisão da taça foi para os pênaltis, onde a LDU venceu por 3 a 1, com o goleiro Cevallos se destacando ao defender três cobranças.
Ao longo de sua história, a LDU participou da Copa Libertadores em 22 edições, destacando suas melhores campanhas a partir da década de 1970. A lista de participações inclui os anos: 1970, 1975, 1976, 1978, 1982, 1991, 1999, 2000, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2011, 2013, 2016, 2019, 2020, 2021, 2024 e 2025.
A equipe equatoriana registrou várias vitórias expressivas na Libertadores, como a goleada de 6 a 1 sobre o Arsenal de Sarandí em 2008 e o 5 a 0 contra o Peñarol em 2011. No plano internacional, Hernán Barcos é o artilheiro da LDU, com 20 gols. Além do título de 2008, o clube também possui dois títulos da Copa Sul-Americana (em 2009 e 2023) e duas Recopas Sul-Americanas. Com um vice-campeonato mundial em 2008 e mais três vices em torneios continentais, a LDU se firmou como uma equipe tradicional, somando no total cinco títulos e três vice-campeonatos da Conmebol.
Na campanha de 2025, a LDU destacou-se ao eliminar times brasileiros favoritos, sendo rotulada como "matador de gigantes", conforme relatado pelo jornal espanhol AS. Após vencer o Botafogo nas oitavas de final, o clube superou o São Paulo nas quartas de final, chegando à semifinal com moral elevada.
O confronto da LDU com times brasileiros é positivo, com a equipe sendo vitoriosa em momentos cruciais, como em 2008, na final contra o Fluminense. Na atual edição da Libertadores, a LDU eliminou dois clubes do Brasil (Botafogo e São Paulo), reforçando sua fama de adversário complicado para os times brasileiros.
Agora, a LDU se prepara para enfrentar o Palmeiras nas semifinais. A primeira partida está marcada para esta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, onde o time espera aproveitar o fator altitude em Quito para continuar sua trajetória vitoriosa.
???? Tiago Nunes y su misión cumplida con @LDU_Oficial en el Morumbí
?? CONMEBOL #Libertadores | #GloriaEterna pic.twitter.com/bhpJu9jGE4
— CONMEBOL Libertadores (@Libertadores) October 20, 2025
1446 visitas - Fonte: gazetaesportiva
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Palmeiras Finaliza Venda e Anuncia Substituto em Tempo Recorde
FECHA COM MEIA COLOMBIANO? Palmeiras tenta abrir negociações com Real Betis por volante
QUEM SUBSTITUI ALLAN? Veja 3 nomes que poderiam reforçar o Palmeiras e diga quem você contrataria
VAI FICAR?! Palmeiras responde proposta europeia e vê potencial em Arthur na titularidade
GOOOOOOOOOOOOL! VERDÃO AMPLIA COM ANDREAS
SUSPENSO! Palmeiras perde jogador nas quartas da Libertadores após confirmação de punição
ADEUS DA JOIA! Allan fora do classíco contra o Santos e Palmeiras define valores do negócio com City
BATEU NO RIVAL!! Show de Flaco: Palmeiras goleia Santos e encaminha vaga na Copa do Brasil
INCRÍVEL! Palmeiras atinge marca de nove milhões de torcedores no Nubank Parque