Patrick de Paula, meio-campista promissor, tornou-se a primeira contratação milionária de John Textor no Botafogo. Em março de 2022, o investidor norte-americano pagou 6 milhões de euros para trazer o jogador do Palmeiras ao Rio de Janeiro, um feito que na época representava a maior transferência da história do clube alvinegro. Em uma entrevista exclusiva ao podcast Futebol no Mundo, que será veiculado no canal do Youtube da ESPN, Patrick compartilhou suas reflexões sobre a mudança: “Quando houve a proposta do Botafogo, achei que estava pronto, mas não estava — e isso me deu uma baqueada”, revelou. Ele reconhece que o peso da transferência foi maior do que havia imaginado.
Atualmente emprestado ao Estoril, em Portugal, Patrick vê sua passagem por lá como um recomeço. “Eu queria esse desafio de jogar fora do país, viver uma nova experiência. Quando decidi vir para Portugal, falei para minha família que era o momento de me desligar do Brasil. O tempo de Brasil, para mim, já deu”, afirmou. Sua trajetória no Botafogo foi marcada por um desempenho abaixo das expectativas, em grande parte devido a problemas de saúde. Em fevereiro de 2023, ele sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo, que o afastou dos gramados por mais de um ano. Antes disso, em setembro de 2022, foi diagnosticado com paralisia de Bell, uma condição que afeta a musculatura facial.
Durante esses desafios, Patrick buscou ajuda psicológica. “Na época eu não trabalhava meu mental. Com um salário mais alto e sendo a maior transferência, a pressão aumentou e todos estavam em cima de mim. Isso foi difícil de lidar”, desabafou. O apoio psicológico foi essencial em momentos de desânimo. “Houve dias em que eu não queria tratar, mas o profissional que me acompanhava dizia que eu precisava ir, que era meu trabalho. Eu chorava, pensando em como seria meu retorno”, lembrou.
Hoje, a situação de Patrick é bem diferente. Totalmente adaptado à liga portuguesa e ao Estoril, ele foi titular na recente partida contra o Sporting, onde a equipe foi derrotada por 1 a 0, e tem conseguido a confiança do técnico escocês Ian Cathro. O ambiente internacional também trouxe novos desafios, como o aprendizado do idioma. “São muitos estrangeiros no time, além do técnico, e se fala bastante inglês. Estou aprendendo”, contou.
Estoril, cidade famosa por suas belas praias e pelo autódromo onde Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, se tornou a nova morada do carioca que cresceu em Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro. Tanto o Botafogo quanto o Palmeiras mantêm 50% dos direitos econômicos de Patrick, que está emprestado ao Estoril até o fim desta temporada, coincidente com o término de seu contrato com o clube carioca, que pode optar por renová-lo por mais um ano. Atualmente, Patrick reside em um local simples, de frente para o estádio do Estoril, onde atravessa a rua para ir aos jogos, buscando consolidar seu espaço em Portugal e reencontrar o futebol que o revelou como uma das grandes promessas do Brasil.
12708 visitas - Fonte: espn
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


BOMBA: Palmeiras projeta R$ 330 milhões com uniformes e tenta fechar novos acordos
Tensão no Palmeiras: Crise explode após vice da Libertadores e racha no vestiário
Reforço de peso! Palmeiras formaliza contrato profissional com promessa da base
Giay entra na lista de dispensa do Palmeiras e vira desejo de torcedores do Cruzeiro
Chapéu no Verdão? Palmeiras vê Flamengo a frente em contratação de zagueiro
Palmeiras inicia reconstrução para 2025 e avalia saídas após temporada sem títulos
Volante de saída? Palmeiras tenta vender Emiliano Martinez a rival por milhões
LISTA DE REFORÇOS: Palmeiras revisa planejamento após 2025 frustrante e mira jogadores para 2026
Atlético-MG x Palmeiras: onde assistir
BOMBA: Zagueiro da Seleção é oferecido ao Palmeiras após perder espaço no PSG
precisa colocar a cabeça no lugar ... o Abel tentou ajuda-lo mas a fama e os "amigos" nao deixaram ... agora aprender com os erros e recomeçar pra quem sabe um dia voltar