O Estádio Casa Blanca, localizado em Quito, Equador, é uma construção emblemática que representa a grandeza da Liga Deportiva Universitaria (LDU). Com um investimento inicial de 16 milhões de dólares, equivalentes a cerca de 140 milhões de reais nos dias atuais, o estádio foi inaugurado em 1997 e se tornou o lar da LDU. Hoje, ele se prepara para receber a partida de ida da semifinal da Conmebol Libertadores de 2025, entre LDU e Palmeiras.
Rodrigo Paz Delgado, um político, empresário e dirigente do clube, sonhou em construir um espaço que abrigasse os torcedores da LDU. Desde 2017, o estádio leva seu nome em homenagem ao seu legado, que foi marcado pela paixão pelo futebol e pela música, incluindo ritmos como salsa e jazz. Infelizmente, Delgado faleceu em 2021, mas sua contribuição para o clube e para o esporte equatoriano continua a ser lembrada.
Originalmente, o Casa Blanca tinha a capacidade de receber 41.575 torcedores, mas esse número foi reduzido devido a reformas recentes. As melhorias incluíram a instalação de assentos em quase todos os setores, exceto na Geral Sul, onde se localiza a conhecida barra brava da LDU. Estas mudanças visam modernizar o estádio, que se tornou o único no Equador preparado para transmissões em 4K, sendo considerado um dos melhores em iluminação na América do Sul.
Para o importante jogo contra o Palmeiras, aproximadamente 32 mil ingressos estão disponíveis. O estádio possui diversos setores, entre eles a Geral Norte e Sul, onde a torcida visitante se acomoda na parte superior. Os setores ocidental e oriental são designados para os jogadores e vestiários. Além disso, há áreas específicas como “Palco”, com bancos distantes do campo, e a “Tribuna”, informada por cadeiras mais próximas ao gramado.
Um dos aspectos que mais impressiona no estádio é o gramado, frequentemente elogiado pela Conmebol. Com uma coloração vibrante e um corte baixo, ele é ideal para jogos rápidos. As sementes utilizadas para o gramado foram trazidas da França, e existe uma curiosa tradição que envolve a limpeza dos sapatos dos jogadores para preservar a qualidade do gramado.
Ao lado do estádio, o restaurante Las Autenticas Papas de La María, administrado por Alessandro, mantém receitas tradicionais que foram transmitidas pela sua avó por mais de uma década. Ele, que é torcedor fervoroso da LDU, se orgulha de compartilhar a cultura e a gastronomia local com os visitantes durante os jogos.
O Estádio Rodrigo Paz Delgado já recebeu grandes eventos do futebol sul-americano, incluindo a final da Copa América feminina de 2025, várias edições da Libertadores, Sul-Americana e Recopa. Agora, no horário de 21h30 (horário de Brasília), ele se preparará para mais um jogo decisivo entre LDU e Palmeiras, um capítulo a mais na rica história deste grandioso estádio.
678 visitas - Fonte: ge
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


BOMBA: Palmeiras projeta R$ 330 milhões com uniformes e tenta fechar novos acordos
Tensão no Palmeiras: Crise explode após vice da Libertadores e racha no vestiário
Reforço de peso! Palmeiras formaliza contrato profissional com promessa da base
Giay entra na lista de dispensa do Palmeiras e vira desejo de torcedores do Cruzeiro
Chapéu no Verdão? Palmeiras vê Flamengo a frente em contratação de zagueiro
Palmeiras inicia reconstrução para 2025 e avalia saídas após temporada sem títulos
Volante de saída? Palmeiras tenta vender Emiliano Martinez a rival por milhões
LISTA DE REFORÇOS: Palmeiras revisa planejamento após 2025 frustrante e mira jogadores para 2026
Atlético-MG x Palmeiras: onde assistir
BOMBA: Zagueiro da Seleção é oferecido ao Palmeiras após perder espaço no PSG