Fernando Dantas/Gazeta Press
A reunião da comissão técnica na manhã desta sexta-feira definiu que o Palmeiras só deve ter dois desfalques para a estreia no Brasileiro. Dos 11 jogadores que sofrem com problemas físicos no momento, nove deles devem estar à disposição para treinar normalmente com o elenco a partir do dia 14 e, no dia 20, poderão enfrentar o Criciúma, em Santa Catarina.
As exceções são o zagueiro Thiago Martins, que operou o joelho direito em janeiro e só voltará a jogar no segundo semestre, e o lateral direito Bruno Oliveira, que pouco jogou, mas sofre com dores musculares. “Teremos uma atenção especial e ele tem que ficar mais um tempo conosco”, informou o preparador físico Fabiano Xhá.
Os outros lesionados serão liberado para trabalhar com o resto do grupo entre segunda e quarta-feira. Os atletas com problema são: Valdivia e Fernando Prass, com dores no tornozelo direito, França, com incômodo na panturrilha esquerda, Wendel e Diogo, com problemas na coxa direita, Alan Kardec, Juninho, Wesley e Bruno César, machucados na coxa esquerda.
Os problemas da maioria são por desgaste. O preparador físico citou o exemplo de Juninho, que tem uma espécie de tendinite no adutor da coxa esquerda e, como é um dos jogadores que mais quilômetros percorrem e com mais intensidade nas partidas, reclama das dores no local após a sequência de jogos que teve.
“Do início do ano até agora, foram 18 lesões, sendo dez por pancada, seja em articulação ou músculo. Das oito lesões musculares, algumas foram de atletas reincidentes que já tiveram problemas e voltaram a sentir. Não foi nada excessivo, fazemos um levantamento positivo da parte física”, aprovou Fabiano Xhá.
A partir da próxima semana, o elenco será dividido em dois grupos. “Temos um grupo de atletas que vem de uma sequência grande de jogos e temos que baixar a carga até quinta-feira, porque estão em estágio de fadiga muscular com risco de lesão. Já para o outro grupo, vamos aumentar a carga a partir de segunda-feira”, disse o preparador físico.
Os trabalhos com bola serão retomados na quarta-feira, mas com enfoque na parte física. Só no dia 14 estão previstos exercícios técnicos. Tudo para evitar contusões durante os jogos antes da parada para a Copa do Mundo, em junho. “As lesões vão aparecer, mas fazemos ao máximo todo tipo de prevenção e ficamos cada vez mais atentos”, comentou Xhá.
4119 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva