Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Embora não tenha sido titular nos dois últimos jogos, o problema atual de Valdivia são dores no tornozelo direito por conta de pancadas. Mas, em relação à sua musculatura, o meia recebe elogios do preparador físico do Palmeiras, Fabiano Xhá, que, inclusive, acredita que o jogador mais caro do elenco não será vetado antes de se apresentar à seleção chilena para a Copa do Mundo.
“Ele não deve ter problema para atuar. Só deve deixar de jogar alguns jogos pelo Palmeiras se for convocado para a Copa”, afirmou Fabiano Xhá, vendo como possibilidade mais real o cenário que o camisa 10 conta almejar: não precisar mais ser poupado.
“O organismo dele vai se adaptando, se recuperando, a fibra muscular se regenera e, se a sua musculatura der uma resposta boa, não teremos razão para poupá-lo. Ele está provando e mostrando, aos poucos, que se recupera mais rápido”, disse o preparador, avisando, porém, que a medida ainda deve continuar no segundo semestre.
“Em alguns jogos, ele vai ser poupado. Nenhum jogador quer ficar fora, sempre quer jogar, mas a nossa preocupação é poupá-lo em um jogo e tê-lo por mais tempo. É melhor do que quando acontecia de ele jogar dois, três jogos seguidos, se machucar e ficar parado por dois ou três meses. Isso prejudica”, declarou.
A grande preparação da comissão técnica é em relação à recuperação de Valdivia. Os profissionais do clube já informaram até colegas da seleção chilena de que o meia precisa de, no mínimo, dois dias de trabalhos leves após jogar para estar em condições de entrar em campo novamente e ser intenso e decisivo como de costume.
“Procuramos fazer bastante prevenção de lesão. Com esse trabalho que fazemos, acredito que ele vai atuar tanto no Palmeiras como na seleção. Já tivemos conversa com o pessoal do Chile procurando, ao máximo, ter cuidado com ele. Damos ao Valdivia, no mínimo, dois dias de recuperação e muito trabalho específico para ele chegar aos jogos inteiro e com força”, avisou.
Para melhorar sua musculatura, o chileno realiza trabalhos particulares com o cubano José Amador. Mas os profissionais do Palmeiras o ajudam bastante, poupando-o até de treinos para tê-lo nos jogos. “Quanto mais jogos ele estiver em campo, melhor para o Palmeiras, que tem um ganho muito grande com ele”, afirmou Xhá, animado com a condição do atleta mais caro.
“Desde que cheguei, esse é o momento em que ele apresenta um nível de força muito bom, com recuperação rápida, jogando com intensidade mesmo se for por pouco tempo, embora tenha jogado 90 minutos em muitos jogos. É um momento muito bom, mas vai melhorar”, apostou.
Para se recuperar das dores no tornozelo direito, que o atormentam desde o jogo contra o Bragantino, em 27 de março, Valdivia mantém trabalhos no departamento médico. Sua volta aos trabalhos físicos no campo está programada para quarta-feira. A comissão técnica conta com o camisa 10 para a estreia do time no Brasileiro, no dia 20, contra o Criciúma, em Santa Catarina.
4731 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva