STJD examina precedentes de homofobia no futebol, após o caso de Vitor Roque em destaque

11/11/2025 17:23

STJD examina precedentes de homofobia no futebol, após o caso de Vitor Roque em destaque

STJD examina precedentes de homofobia no futebol, após o caso de Vitor Roque em destaque

O atacante Vitor Roque será julgado na próxima segunda-feira (17) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em razão de uma postagem de teor homofóbico que fez nas redes sociais após a vitória do Palmeiras sobre o São Paulo, com placar de 3 a 2, na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador publicou em seu Instagram uma imagem de um tigre atacando um veado, o que gerou grande controvérsia, levando o clube a repreendê-lo e a apagar o post minutos depois.

O julgamento ocorrerá na 2ª Comissão Disciplinar do STJD, fundamentado no Artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que aborda comportamentos discriminatórios. Este artigo prevê sanções com suspensão que variam de cinco a dez partidas a serem cumpridas no Campeonato Brasileiro.

Em situações semelhantes, Lyanco, zagueiro do Atlético-MG, também foi envolvido em um episódio de postagem homofóbica após uma derrota para o Cruzeiro na Copa do Brasil. No entanto, até o momento, não houve ação do STJD contra ele. Vale ressaltar que tanto o Palmeiras quanto o Vitória já enfrentaram penalidades devido a cantos homofóbicos proferidos por suas torcidas em jogos distintos, resultando em multas significativas.

Recentemente, o STJD puniu o Corinthians com a perda de um mando de campo pelo uso de cantos homofóbicos por sua torcida, dando um exemplo de medidas mais rigorosas adoptadas para combater a discriminação no esporte. O Flamengo, em uma situação anterior, também foi multado devido a comportamentos preconceituosos provenientes de sua torcida.

Com a crescente preocupação em relação à LGBTfobia no futebol, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) instituiu, em 2023, quatro tipos de sanções para lidar com esses casos durante competições organizadas por ela, incluindo o Campeonato Brasileiro. As punições variam desde advertências até a possibilidade de perda de pontos, com a aplicação de multas podendo chegar a R$ 1 milhão em casos de reincidência.


933 visitas - Fonte: Verdão Web

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Altino Lima     

Enquanto isso o vagabundo feioso do Bruno Henrique/Cheirinho, continua jogando, até porque a nova sessão do julgamento foi interrompida...Vamos ver s3 vai reabrir sexta-feira ou vão adiar novamente, tribunal fuleiro...

"Engraçado esse Tribunal fuleiro,só prejudica o Palmeiras tá na cara que é tudo armação, contra tudo e contra todos,Avanti Palestra o maior campeão de todos os tempos,segue o líder"

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade