João Paulo Sampaio, coordenador geral da base do Palmeiras, abordou, em uma entrevista recente, sua polêmica decisão de afastar toda a delegação do time sub-17, incluindo jogadores e comissão técnica. A medida foi tomada em outubro e visava transmitir uma mensagem clara: os interesses do clube devem sempre prevalecer sobre os individuais. Sampaio destacou que, hoje em dia, os jovens jogadores atuam como 'empresas', cada um com seus agentes e equipes de apoio, o que pode criar uma dinâmica desafiadora dentro de um esporte coletivo.
O coordenador enfatizou que seus jogadores precisam entender que estão no Palmeiras para representar o clube, que é a principal entidade. "A mãe geradora é o Palmeiras e essa empresa não se negocia; ninguém será maior que o Palmeiras", afirmou durante sua participação no Charla Podcast. Com essa colocação, ficou evidente que o afastamento não foi simplesmente uma questão disciplinar, embora a direção do clube não tenha revelado detalhes específicos sobre o ocorrido.
O Palmeiras então decidiu que o time sub-16 competiria em lugar do sub-17 no Campeonato Estadual. Sampaio explicou que o afastamento serviu para firmar um precedente e que espera que essa atitude incentive outros clubes a priorizarem a formação dos jovens, tanto como atletas quanto como cidadãos. "O clube não pode ser refém de adolescentes e crianças", ressaltou, alertando sobre os riscos de moldar jovens talentos sem um acompanhamento adequado em sua formação pessoal.
Após o afastamento, o time sub-16 teve um desempenho misto, não conseguindo avançar além das quartas de final do Campeonato Paulista. Embora tenham vencido o jogo de ida por 3 a 1, a equipe sofreu uma derrota por 3 a 0 na partida de volta, resultando em sua eliminação da competição. Enquanto isso, o sub-17 continuou seu cronograma regular de treinos, refletindo a necessidade de foco e disciplina que Sampaio tanto enfatiza.
759 visitas - Fonte: Verdão Web
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


Jogador de seleção no Verdão? Palmeiras tenta contratação de craque da seleção para 2026
Craque no Verdão? Boca Junior aceita vender atacante para o Palmeiras mas pede alto valor
Craque de rival a caminho? Palmeiras prepara investimento histórico para 2026 e vai atrás de craque brasileiro
Craque de rival no Verdão? Palmeiras encontra brecha em contrato de craque brasileiro e tenta contrata-lo para 2026
Reforço de peso? Após recuar por Vitão, Palmeiras mira Adryelson e prepara oferta pelo jogador
ANO HISTÓRICO: Allan lidera lista e Palmeiras pode arrecadar R$ 549 milhões com joias da base
Reforço de peso? Nino volta ao Brasil nas férias e vira alvo do Palmeiras
Joia do Palmeiras entra na mira de clube europeu e pode reforçar o clube na Champions
Vai ficar? Palmeiras confirma compra definitiva de zagueiros até 2029