STJD adia julgamento de Vitor Roque por polêmica homofóbica no Choque-Rei

15/11/2025 03:02

STJD adia julgamento de Vitor Roque por polêmica homofóbica no Choque-Rei

O STJD remarcou o julgamento de Vitor Roque, do Palmeiras, por uma postagem considerada homofóbica após o Choque-Rei. Dirigentes do São Paulo e árbitros da partida também serão julgados.

STJD adia julgamento de Vitor Roque por polêmica homofóbica no Choque-Rei

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anunciou uma nova data para o julgamento do atacante Vitor Roque, do Palmeiras, em decorrência de uma publicação considerada homofóbica. O incidente ocorreu após a vitória do Palmeiras contra o São Paulo por 3 a 2, no Campeonato Brasileiro, em outubro. Originalmente agendada para uma segunda-feira, a sessão foi remarcada para quarta-feira, às 10 horas de Brasília. Além de Vitor Roque, dirigentes do São Paulo e o árbitro da partida também serão julgados.

Vitor Roque se envolveu em polêmica devido a uma postagem no Instagram, onde compartilhou uma imagem de um tigre mordendo um veado. O atleta, conhecido como “Tigrinho” entre os torcedores, foi denunciado por violar o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios relacionados a preconceitos variados. A punição para esse tipo de infração pode variar entre cinco e dez jogos, além de uma multa que pode oscilar de R$ 100 a R$ 100 mil.

Além de Vitor Roque, os dirigentes do São Paulo, Rui Costa e Carlos Belmonte, foram denunciados por sua conduta durante o jogo. Eles podem ser penalizados com base no artigo 258 do CBJD, que aborda comportamentos contrários à disciplina e ética esportiva. Na súmula da partida, o árbitro relatou que os dirigentes proferiram xingamentos no túnel que leva aos vestiários, em meio a protestos contra decisões da arbitragem, como a não marcação de um pênalti durante o clássico.

Os árbitros Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva também enfrentam consequências após a partida, já que foram denunciados segundo o artigo 259 do CBJD, que refere-se à inobservância das regras da modalidade. Esses profissionais podem ser penalizados com suspensão que varia de 15 a 120 dias e foram afastados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em decorrência das controvérsias surgidas no duelo conhecido como Choque-Rei.

Em relação à agenda do Palmeiras, os próximos confrontos incluem jogos contra o Santos, em 15 de novembro, e o Vitória, em 19 de novembro, além do Fluminense, no dia 22 de novembro, todos válidos pelo Brasileirão.

Créditos: Reprodução/STJD


Palmeiras, Vitor Roque, STJD, julgamento Vitor Roque, Choque-Rei, São Paulo FC, Carlos Belmonte, Rui Costa, Ramon Abatti Abel, CBJD, punição, artigo 243-G, ato discriminatório, polêmica no futebol


2943 visitas - Fonte: Verdão Web

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Persio Nicanor     

Agora o STJ vai se reunir para convocar o BRUNO HENRIQUE para a seleção brasileira devido aos maltratou com o efeito suspensivo

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade