A Justiça de São Paulo determinou a demolição do centro de treinamento (CT) das categorias de base do Palmeiras, situado em Guarulhos (SP). Essa decisão é resultado de um processo que se arrasta desde 2012 e que está sob a jurisdição da 1ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos. O Ministério Público de São Paulo moveu a ação, alegando que o clube ocupa irregularmente a área e a utiliza de forma inadequada.
O CT foi construído com autorização do Departamento de Águas e Energias Elétricas (DAEE) em 1998, com um contrato com duração de 50 anos. O Palmeiras se comprometeu a construir e manter um posto de vigilância, chamado Portaria Guarulhos, para controlar a entrada de materiais e pessoas, mas esse compromisso não foi cumprido. Além disso, o clube foi acusado de permitir ações que degradaram o meio ambiente, como a ausência de plantio de árvores nativas e intervenções prejudiciais à hidrologia local, como a construção de campos de futebol e sistemas de drenagem.
Com uma área de 45 mil metros quadrados e cinco campos de futebol, o local é fundamental para o treinamento das equipes de base do Palmeiras. Em sua defesa, o clube afirmou que sua presença no CT ajudou a combater crimes na região e a minimizar a degradação ambiental resultante do descarte irregular de lixo, atribuindo essa mitigação à construção de uma guarita de segurança.
Na sentença, datada de 14 de outubro, o juiz Rafael Roriz ordenou que o clube interrompa imediatamente qualquer atividade que cause degradação ambiental. Ele também determinou que o Palmeiras e o DAEE realizem a restauração da área de várzea e preservação permanente, demolindo as edificações atualmente ali localizadas em um prazo de 180 dias, sob pena de multa diária por descumprimento.
Em resposta à decisão, o Palmeiras declarou que sempre atuou em conformidade com as normas e que continuará buscando as melhores condições para suas categorias de base, anunciando a intenção de recorrer da decisão judicial.
Os próximos compromissos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro incluem:
Vitória (C) - 19/11, 19h30 (de Brasília)
Fluminense (C) - 22/11, 21h30 (de Brasília)
Grêmio (F) - 25/11, 21h30 (de Brasília)
747 visitas - Fonte: Verdão Web
Mais notícias do Palmeiras
Notícias de contratações do PalmeirasNotícias mais lidas


BOMBA: Palmeiras projeta R$ 330 milhões com uniformes e tenta fechar novos acordos
Lembra dele? Ex-Palmeiras alfineta o clube após revés na Libertadores
Tensão no Palmeiras: Crise explode após vice da Libertadores e racha no vestiário
Reforço de peso! Palmeiras formaliza contrato profissional com promessa da base
Giay entra na lista de dispensa do Palmeiras e vira desejo de torcedores do Cruzeiro
EM SECA: Mesmo artilheiro, Flaco López amarga fase ruim e vira tema antes do jogo com o Galo
Palmeiras inicia reconstrução para 2025 e avalia saídas após temporada sem títulos
Volante de saída? Palmeiras tenta vender Emiliano Martinez a rival por milhões
Atlético-MG x Palmeiras: onde assistir
BOMBA: Zagueiro da Seleção é oferecido ao Palmeiras após perder espaço no PSG
Eles procuram qualquer coisa prá prejudicar o Palmeiras! Quanta inveja.
Do outro lado da rua está o CT dos gambas, está tudo certo por lá?
A inveja mata, sabia ,???