Palmeiras contesta decisão da Justiça sobre demolição de CT da base e planeja novos passos

18/11/2025 09:43

Palmeiras contesta decisão da Justiça sobre demolição de CT da base e planeja novos passos

Palmeiras contesta decisão da Justiça sobre demolição de CT da base e planeja novos passos

O Palmeiras anunciou que irá recorrer da decisão judicial que ordenou a demolição do Centro de Treinamento (CT) das categorias de base, situado em Guarulhos, São Paulo. Esta ação, que se arrasta desde 2012 na 1ª Vara da Fazenda Pública da cidade, foi proposta pelo Ministério Público de São Paulo, que acusa o clube de ocupação irregular e uso indevido da área do centro de treinamento, inserida no Parque Ecológico do Tietê.

O clube busca reverter essa situação em uma instância superior, e, conforme informações apuradas, o recurso garantirá um efeito suspensivo imediato. Isso significa que, por ora, o Palmeiras não precisará iniciar as obras de demolição, podendo aguardar a definição dos próximos passos da Justiça sobre o processo.

Uma das principais estratégias do Palmeiras na contestação judicial é destacar as benfeitorias ambientais realizadas, como a campanha “Por Um Futuro Mais Verde”, que beneficiou cerca de 90 mil pessoas nos últimos três anos. Essa informação está inclusa no Relatório Integrado dos três primeiros anos da gestão da presidente Leila Pereira, divulgado em abril deste ano.

Além disso, em 2023, o Palmeiras se tornou o primeiro clube de futebol a receber o "Selo Energia Verde", um reconhecimento por seu compromisso em adquirir energia elétrica proveniente de fontes renováveis. O clube também tem se envolvido em iniciativas ambientais durante os jogos no Allianz Parque, onde mais de 117 toneladas de resíduos foram processadas e recicladas entre 2022 e 2024, ajudando na geração de emprego e renda e na preservação do meio ambiente.

Na decisão publicada na última sexta-feira, o juiz Rafael Roriz determinou que o Palmeiras cesse atividades que agridem o meio ambiente, incluindo desmatamento e qualquer ação que possa gerar poluição na área em questão. O clube foi ainda condenado a promover a desimpermeabilização e descompactação do solo, além da demolição de edificações, restaurando as condições originais da vegetação e do corpo d’água no prazo de 180 dias, sob pena de multa diária.

Os próximos jogos do Palmeiras são: contra o Vitória no dia 19 de novembro, às 19h30 (horário de Brasília), contra o Fluminense no dia 22 de novembro, às 21h30, e contra o Grêmio no dia 25 de novembro, também às 21h30, todos pelo Campeonato Brasileiro.


936 visitas - Fonte: Verdão Web

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade