Palmeiras promove letramento racial com base e reforça compromisso contra o racismo

21/11/2025 13:43

Palmeiras promove letramento racial com base e reforça compromisso contra o racismo

O Palmeiras realizou ações de letramento racial com atletas da base na Semana da Consciência Negra, reforçando seu compromisso no combate ao racismo e na formação cidadã

Palmeiras promove letramento racial com base e reforça compromisso contra o racismo

Na semana do Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20, os jogadores e membros da comissão técnica das categorias sub-14, sub-16 e sub-17 do Palmeiras participaram de uma palestra sobre racismo estrutural. O evento, promovido pelo clube, teve como objetivo principal o letramento racial dos jovens atletas, abordando não apenas conceitos teóricos, mas também experiências práticas que ilustram a manifestação do racismo de maneira velada.

Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, enfatizou a importância da educação e da conscientização. "Estamos falando de atletas que podem sofrer ou cometer racismo. Precisamos educá-los, conduzir um trabalho de conscientização para que entendam o que é racismo. Quando falamos de letramento racial, nos referimos a ensinar esses meninos a se defender", afirmou Carvalho. Ele também ressaltou que muitos jogadores profissionais hesitam em falar sobre o tema por não se sentirem preparados, o que reforça a necessidade de uma base sólida na formação desses jovens.

No Dia da Consciência Negra, o Palmeiras reafirmou seu compromisso inegociável com o combate ao racismo, destacando que a iniciativa #PalmeirasDeTodos surgiu da diversidade e reafirma a defesa do respeito, da igualdade e da justiça.

Além da palestra sobre racismo, outras ações de letramento têm sido realizadas pelo clube. Recentemente, os jogadores do sub-15 do Palmeiras visitaram o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, no Parque do Ibirapuera, onde puderam se aprofundar na história da formação étnica-cultural brasileira e conhecer um acervo rico em obras afro-brasileiras. Da mesma forma, uma palestra sobre o combate à violência contra a mulher e a cultura do estupro foi direcionada aos atletas da base, reforçando o papel do clube na formação não apenas como atletas, mas como cidadãos conscientes e responsáveis.


2226 visitas - Fonte: Verdão Web

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade