Calendário altera Copinha 2026 e gera embate entre Flamengo e Palmeiras nos bastidores

26/11/2025 07:44

Calendário altera Copinha 2026 e gera embate entre Flamengo e Palmeiras nos bastidores

Calendário altera Copinha 2026 e gera embate entre Flamengo e Palmeiras nos bastidores

A Federação Paulista de Futebol anunciou, nesta terça-feira (25), os grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026. O renomado torneio de base está agendado para começar em 2 de janeiro e finalizar no dia 25 do mesmo mês, data que marca o aniversário da cidade de São Paulo.

Um dos principais ausentes nesta edição será o Flamengo. O clube carioca foi o único dentre os 20 times da Série A que não irá participar da Copinha. De acordo com a apuração da ESPN, a decisão da diretoria do Flamengo se deve à antecipação dos calendários do Campeonato Brasileiro, marcado para iniciar em 28 de janeiro, e do Campeonato Carioca, que começa em 11 de janeiro. Para permitir que seus jogadores profissionais tenham mais tempo de recuperação entre as temporadas, o Flamengo optou por utilizar o elenco sub-20 no estadual, resultando em sua ausência na Copa São Paulo.

Enquanto isso, o Palmeiras não enxerga a mudança no calendário como um problema. Pelo contrário, uma fonte da base alviverde afirmou que essa antecipação trará benefícios. O clube acredita que as categorias de base são essenciais para a formação dos jogadores, e a participação em um torneio como a Copinha é fundamental para o desenvolvimento dos mais jovens. Nos últimos anos, a equipe tem integrado jogadores abaixo da idade do sub-20 para promover sua evolução, e na temporada atual, sete jovens que participaram da Copinha foram promovidos ao time profissional após as três primeiras rodadas do torneio.

Com a alteração nas datas do Brasileirão e dos estaduais, a Federação Paulista de Futebol decidiu aumentar o número de atletas que podem ser inscritos na próxima edição da Copinha para 40. Os clubes terão até o dia 1º de dezembro para submeter essa lista. Antes do início do torneio, em 2 de janeiro, cada clube deverá realizar o corte de dez jogadores.

Os clubes já estão se preparando para a possibilidade de perder alguns atletas durante a Copa São Paulo. O Grêmio, que está passando por mudanças de gestão neste final de ano, também se preparou, sabendo que terá que contar com jovens atletas no Campeonato Gaúcho do próximo ano. Erisson Matias, que é o gerente das categorias de base do Fortaleza, afirmou que, apesar de a prioridade ser para atender às demandas do time profissional, a participação na Copinha é vital. Ele mencionou que, em anos anteriores, jogadores como Lucca Prior e Gustavo Mancha participaram da Copinha e, ao longo da competição, acabaram sendo promovidos ao elenco profissional, agregando valor esportivo e financeiro ao clube.

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF, expressou confiança de que a organização do evento não irá causar conflitos no calendário, mesmo com a simultaneidade do Paulistão. O dirigente destacou que, embora a Copinha comece um pouco mais cedo este ano, a experiência anterior indica que a convivência de ambos os torneios é viável. “Nós estamos, sim, começando uma data antes. É uma preocupação, mas estamos organizados para que não haja a necessidade de utilizar o mesmo estádio para a Copinha, o Paulistão ou a Série A2, que começam em 12 de janeiro”, completou Reinaldo, em entrevista realizada no Pacaembu.


900 visitas - Fonte: Verdão Web

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .
publicidade