Vitória da Conquista x Palmeiras (foto:ELIEZER OLIVEIRA/Futura Press)
O futebol brasileiro não vai sair do lugar enquanto os clubes forem obrigados a jogar em um estádio como o Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista (BA). Nada contra o local, que certamente reúne suas grandes histórias, mas nessas condições não dá. Não há esquema tático, técnica individual, alternativa de jogo ou treino forte que resolva. Não há bom futebol assim.
Isto posto, óbvio que o Palmeiras sobrou para cima do Vitória da Conquista nesta quarta-feira, no jogo inaugural da Copa do Brasil. Trocou melhores passes, criou situações mais claras e teve o domínio o tempo todo. O problema é que não tinha como desenvolver muito porque a bola não rolava no gramado com vários desníveis, lama, terra… como previu o goleiro Viáfara (do próprio time baiano), uma vergonha total.
Sem “jogo jogado”, o que se viu foi um jogo arrastado, muito físico e que não faz o Palmeiras evoluir dentro de sua reformulação este ano. Ao menos deu para matar o jogo de volta com a goleada tranquila, e com lampejos de um inesperado bom futebol naquelas condições.
O primeiro gol, por exemplo, foi de um pênalti duvidoso marcado sobre Dudu e convertido por Cristaldo, que precisou tirar a bola do buraco para acertar o canto esquerdo de Viáfara. No mais, um bom jogo de Dudu, algumas chegadas do Arouca (antes de ser ridiculamente expulso) e uma defesaça de Fernando Prass quando o Bode se preparava para dar o coice e parir a zebra na Bahia.
Não teve zebra e nem Bode. Mesmo com a patacoada da defesa do Verdão para dar espaço ao gol de empate de Tatu, os visitantes responderam na bola. Robinho avançou pela esquerda e cruzou para o oportunista Allione anotar o segundo dos gringos. Depois disso, com o rival avançado e afobado, Robinho e Dudu anotaram os seus gols sem sofrer muito.
Os jogadores do Vitória da Conquista não vão poder pisar no gramado do Allianz Parque. E seria bem difícil esperar algo diferente de um show do Palmeiras, mesmo precisando evoluir. Algo que certamente vai acontecer.
4215 visitas - Fonte: LanceNet!