O Bom Senso FC divulgou nesta quinta-feira, 5, um posicionamento sobre o fair play financeiro divulgado pela CBF nesta semana e fez duras críticas ao modelo que será adotado pela entidade no Campeonato Brasileiro. Além de ironizar a iniciativa chamando-a de ‘fair play genérico’, o movimento de atletas diz a medida “não faz mal a ninguém”.
O erro principal apontado pelo Bom Senso FC é a forma como os clubes serão punidos por atrasos salariais, onde o atleta da própria equipe precisa entrar com uma ação contra seu próprio time para que ele perca pontos no campeonato. “A exposição do jogador torna o modelo ineficaz”, diz o texto do movimento.
Ainda de acordo com o Bom Senso FC, o ideal seria adotar um modelo em que “os clubes prestem contas periodicamente sobre o pagamento de salários e direito de imagem a todos os seus funcionários (atletas e não-atletas) e com punições desportivas e responsabilização pessoal dos dirigentes que não estiverem em dia com suas obrigações fiscais e trabalhistas”, e defende o funcionamento do fair play financeiro através de um projeto de lei, como contrapartida ao refinanciamento da dívida dos clubes.
3048 visitas - Fonte: Blog de prima/Lancenet