Como o Palmeiras bateu R$ 50 milhões em patrocínios (privados) na camisa

5/3/2015 13:58

Como o Palmeiras bateu R$ 50 milhões em patrocínios (privados) na camisa

Como o Palmeiras bateu R$ 50 milhões em patrocínios (privados) na camisa

Numa época em que muitos dos principais clubes do país não têm patrocinador e outros muitos dependem do investimento da Caixa, estatal, o Palmeiras conseguiu vender todos os espaços de seu uniforme para a iniciativa privada e chegar a R$ 50 milhões em receita – na soma apenas de anunciantes, sem considerar fornecedor de materiais esportivos. O feito tem nome e sobrenome: José Roberto Lamacchia. Mais de R$ 40 milhões saíram de duas empresas que pertencem ao empresário, torcedor do clube, Crefisa e FAM.



Paulo Nobre e Paulo Gregoraci, presidente e diretor de marketing do Palmeiras, souberam aproveitar a empolgação causada em todo palmeirense por conta do início desta temporada, de estádio novo e muitas contratações, para fazer com que o empresário aumentasse o aporte no time antes mesmo de ver resultados – tanto do time em campo quanto, principalmente, em mídia, lembrança de marca, vendas.



A Crefisa já tinha comprometido R$ 23 milhões de seu orçamento na compra da cota máster, peito e costas da camisa. Agora fará um novo aporte para adquirir também o pequeno espaço abaixo da gola.



Essa negociação adicional tem porquê. Repare nas marcas expostas na camisa de Dudu enquanto o atacante justificava ao Sportv um pênalti perdido. Quando câmeras de televisão enquadram o jogador em entrevistas, a Crefisa que está no peito desaparece. Por isso o banco decidiu colocar mais dinheiro no clube. Também por isso FAM e Prevent Senior ficaram cada uma com uma manga e um ombro. Não é habitual no futebol brasileiro, mas permite que as três marcas sejam expostas em planos fechados.



- A exposição de marca em gola, quando bem executada, gera boa visibilidade em entrevistas em plano fechado – explica, sem revelar dados, José Colagrossi, diretor executivo do Ibope Repucom, empresa que monitora o tempo que marcas aparecem em esportes na televisão.



A FAM, instituição de ensino, não tem nada a ver com a Crefisa, mas pertence ao mesmo dono, José Roberto Lamacchia. Os milhões que as duas companhias depositam no Palmeiras saem de contas bancárias diferentes, inclusive, porque são duas empresas com administrações distintas, mas Nobre precisou negociar uma vez só, de presidente para controlador, para conseguir investimentos de ambas.







Ainda não está claro quanto Crefisa e FAM colocarão a mais nesse patrocínio que o Palmeiras deve anunciar nas próximas semanas. O número redondo, R$ 50 milhões, está na capa de uma revista institucional que o time pretende distribuir em breve a sócios-torcedores, mas ainda não foram detalhados os valores por espaço ou por marca.



Até aqui, Crefisa pagava R$ 23 milhões por ano por peito e costas; Prevent Senior, R$ 5 milhões pelos dois ombros; e TIM, R$ 2 milhões pelo interior do número. Os demais R$ 20 milhões sairão deste aporte adicional da Crefisa e da entrada em definitivo da FAM, antes adepta de patrocínios pontuais.



Certo é que o Palmeiras, após várias temporadas de justificativas sobre por que não conseguia patrocinadores, hoje expõe publicamente os R$ 50 milhões que arrecada com o uniforme. Colocar o valor na capa de um veículo institucional é outra raridade desta ocasião. Há muita semelhança com o Corinthians de 2010.



Naquela época o rival alvinegro, impulsionado por Ronaldo, loteou o uniforme e vendeu várias propriedades dele para a Hypermarcas, um grupo que detém várias marcas e empresas distintas, por R$ 38 milhões.



Outras companhias com investimentos menores deixavam os corintianos, cuja diretoria também falava abertamente nos números, na casa dos mesmos R$ 50 milhões.









14577 visitas - Fonte: Blog Dinheiro em Jogo/

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Sáb - 16:30 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Fortaleza EC

Brasileiro

Dom - 20:00 - Alfredo Jaconi
3 X 5
Juventude
Palmeiras