Fortalecido por arremessar abóboras, Neto vira destaque do Palmeiras

6/3/2015 13:14

Fortalecido por arremessar abóboras, Neto vira destaque do Palmeiras

Escalado para o Jogo das Estrelas do NBB, capitão do basquete alviverde colhe os frutos de improvisação quando era adolescente

Fortalecido por arremessar abóboras, Neto vira destaque do Palmeiras

Neto treinava arremessando abóboras quando criança (Foto: Marcos Guerra)



O pequeno garoto pegava as abóboras para os doces da mãe, se largava no chão e lançava a pesada fruta para o alto enquanto assistia aos astros de NBA. Ele queria deixar de ser franzino, improvisou um jeito de fortalecer os braços para um dia também aparecer na TV, arremessando a bola laranja.



Foi a solução que Neto, aos 10 anos, encontrou para crescer no basquete com os poucos recursos de Vilhena, cidade do interior de Rondônia. A ideia de criança deu certo. Não chegou à NBA, mas aos 29 anos o ala-armador virou o capitão e o destaque de seu clube de coração, o Palmeiras, e foi convocado para o Jogos das Estrelas do NBB, em Franca, neste sábado, às 13h15, com transmissão ao vivo do SporTV.



- Com 10 anos, eu era baixo e muito magro. Minha mãe fazia doce de abóbora, faz até hoje. Tive a ideia meio sem querer de pegar uma abóbora e fazer o mesmo movimento para ter mais força. Ficava deitado, assistindo TV e passava horas fazendo o movimento. É engraçado uma criança tirar isso da cabeça. Não tinha muita informação.



Vi que a abóbora tinha o formato da bola, comecei a treinar sozinho e surtiu efeito. Consegui desenvolver uma técnica que me ajudou muito. Todo mundo escutava a história e achava estranho, mas quando viram que surtiu efeito, me deram um crédito maior. Pararam de me zoar - contou Neto.



Os amigos de infância não seguiram a improvisação inusitada, mas logo pararam com as brincadeiras sobre o assunto, vendo a evolução do ala-armador. No time do Palmeiras, as zoações voltaram. Mesmo que Neto o improviso com as abóboras não seja mais necessário, sempre que a fruta aparece no ginásio Palestra Itália, todos já a relacionam com o capitão, mas o respeitam, afinal ele tem a maior média de pontos da equipe na temporada 2014/15 do NBB (14,2).



- Estou sendo coroado cestinha do Palmeiras. Tenho muito a agradecer à equipe. Venho me dedicando muito, espero conseguir ainda mais objetivos e por que não chegar à seleção brasileira? Eu me esforço ao máximo para deixar o Palmeiras mais perto do topo da tabela. Nosso intuito agora é conseguir essa classificação e ir bem nos playoffs - disse o ala-armador.









O preparador físico alviverde Chiaretto Costa aprovou o método rústico de Neto. Ele explica que o treinamento com as abóboras, que pesavam cerca de 3kg, é algo muito parecido com os exercícios para fortalecimento muscular usando a medicine ball, uma bola mais pesada que a de jogo, que pesa cerca de 600 gramas.



- Ele descobriu um treinamento sozinho, que já se utilizava por profissionais, que estudam para fazer isso. A gente aumenta o peso da bola para aumentar a força e a resistência. A fase de criança é quando você está formando um padrão motor. Como tinha mais força por causa desse treinamento, ele conseguiu jogar em grandes equipes já na base. A abóbora foi decisiva, possivelmente até para ele se tornar profissional - disse Chiaretto.



Neto deixou o interior de Rondônia ainda aos 14 anos para jogar na base do Ribeirão Preto, que na época tinha um dos times mais fortes do Brasil. Ele chegou a defender a seleção brasileira sub-17 mesmo já tendo aposentado a técnica das abóboras para a alegria da mãe Eli Benine.





Preparador físico do Palmeiras, Chiaretto aprova treino com abóboras (Foto: Marcos Guerra)



- Minha mãe não gostava muito não, mas eu gostava menos ainda quando ela me tirara as abóboras. Mas ela comprava direitinho, me ajudava, pegava as mais redondas, as melhores da feira. O doce é muito bom, mas o que me ajudou mesmo foi a abóbora. Até hoje ela faz sempre que eu vou para Vilhena de férias. Não preciso mais das abóboras. O Palmeiras dá toda a estrutura necessária, temos a medicine ball. Hoje deixo a abóbora de lado - disse Neto.



Colhendo os frutos da improvisação inusitada, o ala-armador será o único palmeirense no time do NBB Brasil no Jogo das Estrelas. O Verdão ainda terá dois representantes no time dos estrangeiros, o NBB Mundo - o armador argentino Maxi Stanic e o pivô americano Toyloy. O SporTV transmite o jogo ao vivo neste sábado, às 13h15, e os assinantes do canal podem assistir também pelo SporTV Play. O GloboEsporte.com acompanhará tudo em Tempo Real.





Neto é o líder do Palmeiras em média de pontos no NBB-7 (Foto: Marcos Guerra)













7899 visitas - Fonte: Ge

Mais notícias do Palmeiras

Notícias de contratações do Palmeiras
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou .

Últimas notícias

publicidade

Brasileiro

Sáb - 16:30 - Allianz Parque -
X
Palmeiras
Fortaleza EC

Brasileiro

Dom - 20:00 - Alfredo Jaconi
3 X 5
Juventude
Palmeiras