Cristaldo é o artilheiro do Palmeiras em 2015, com seis gols. Em 2009, Ortigoza brilhou
Nem parece que faz tanto tempo assim, mas a última vez que Palmeiras e Bragantino se enfrentaram no Palestra Itália – hoje, o remodelado Allianz Parque – já foi há quase seis anos. Em 24 de março de 2009, pelo Campeonato Paulista, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo venceu de virada por 2 a 1. Na ocasião, foi um jogador estrangeiro quem salvou a pele palmeirense – algo que Oswaldo de Oliveira tem visto acontecer com recorrência em 2015.
Naquele jogo, o Palmeiras do técnico Vanderlei Luxemburgo vinha embalado, com 15 jogos de invencibilidade no Paulistão (11 vitórias e quatro empates). Porém, pela 16ª rodada, o time se viu em uma situação pouco recorrente até então naquele ano: a desvantagem no placar. Aos 11 min do primeiro tempo, o zagueiro Jéci tentou cortar um cruzamento de Bill pela direita do ataque do Bragantino e mandou contras as próprias redes, defendidas por Marcos.
Os mais de 8 mil torcedores que estiveram no estádio esperavam pela reação dos pés de Keirrison (observado in loco pelo secretário técnico do Barcelona, Txiki Begiristain) ou de Diego Souza. Mas foi o paraguaio Ortigoza, que deixou o banco ainda no primeiro tempo para substituir o próprio Jéci, quem decidiu a parada a favor do Palmeiras com dois gols.
O empate veio aos 45 min da primeira etapa: Diego Souza passou pela marcação, invadiu a área pela direita e rolou para trás, encontrando o chute forte de Ortigoza no meio da área. No segundo tempo, aos 8 min, o goleiro Gilvan (ex-Palmeiras) não conseguiu cortar um cruzamento vindo da esquerda e soltou a bola nos pés do camisa 30, que mandou para dentro.
O Palmeiras ainda terminou a partida com um a menos, graças à expulsão de Diego Souza. Mesmo assim, a vitória por 2 a 1 serviu para classificar o time para as semifinais do Paulistão daquele ano, com três rodadas de antecedência. Nos três jogos seguintes, o time de Luxemburgo sofreria sua única derrota na primeira fase (1 a 0 para o São Paulo), mas avançando ainda em primeiro lugar. Nas semifinais, veio a eliminação frente ao Santos, com duas derrotas por 2 a 1.
4332 visitas - Fonte: UOL