A ideia não é minha. O Power Ranking surgiu nos Estados Unidos e serve como parâmetro para determinar os melhores times do momentos em cada modalidade. Basicamente, é a análise sobre a fase atual de casa equipe, de acordo com os últimos resultados.
A ESPN produz para as quatro grandes ligas norte-americanas: NBA, NFL, NHL e MLB. Leva em consideração os adversários enfrentados, o nível de jogo apresentado, os talentos individuais e seus rendimentos, enfim, o que apresentou em geral cada time e as estatísticas importantes.
Assim, é comum determinada equipe que esteja à frente na classificação do Campeonato X aparecer atrás do rival no Power Ranking, mesmo tendo campanha melhor.
Trago a ideia agora para o futebol brasileiro.
Admito, desde já, que é uma tarefa árdua. Diferentemente de muitos, não tenho ojeriza a rankings. Estes não são absolutos, assim como jornalista não é dono da verdade. O Power Ranking Brasil, elaborado por mim, trará um panorama do cenário futebolístico nacional.
Logo de cara apresento algumas dificuldades, que não existem para os norte-americanos. Eles não têm torneios estaduais e Copas, ou seja, o analista responsável por cada modalidade tem apenas um campeonato para assistir e medir as forças. Fora que os estaduais possuem parâmetro de análise bastante questionável.
No futebol brasileiro o parâmetro de comparação é bem mais amplo e complicado. Aqui é preciso entender o nível de cada competição e analisar o desempenho dos times em níveis bem diferentes. Além disso, há ainda outro fator complicador: até por ser o início, o ranking terá espaço para os dez melhores times apenas. Diferentemente dos modelos norte-americanos, em que todos de cada entram na tabela final.
Não é uma missão fácil, e tenho certeza que vou evoluir a cada semana nesse trabalho. É algo novo, que certamente passará por melhorias e evolução. Portanto, deixo o recado desde já: estou aberto a críticas e sugestões. Este é um espaço para debates, sem ofensas. Discordâncias fazem parte de tudo.
Explicado tudo isso, trago a primeira versão do Power Ranking Brasil mais abaixo. Terá atualização semanal, sempre às terças-feiras neste blog e no Bate Bola primeira edição.
Como este é o levantamento inicial, ampliei a análise para mais do que apenas a última semana, como será praxe daqui em diante.