Palmeiras tem marcado jogos-treinos para dar ritmo a Cleiton Xavier e outros que não jogam (Cesar Greco/Ag Palmeiras)
A demora para o envio de seu Certificado de Tranferência Internacional, documento que viabiliza a inscrição de jogadores vindos do exterior na CBF, colocou o meia Cleiton Xavier em uma situação inusitada no Palmeiras: ao mesmo tempo em que é considerado um dos principais nomes do elenco, ele nem sequer foi apresentado - o que ainda não data para ocorrer - e tem de treinar diariamente com os jogadores pouco utilizados por Oswaldo de Oliveira, já que não foi inscrito na primeira fase do Paulistão.
Nesta turma, estão os jovens Nathan e Thiago Martins, os recém-contratados Andrei Girotto e Ryder e velhos conhecidos da torcida que perderam espaço com a chegada de 19 reforços, casos de Ayrton e Wellington.
Além, é claro, dos goleiros reservas: Aranha, Jailson e Fábio. Nenhum desses atletas participou de jogos oficiais em 2015. Os outros que ainda não foram a campo em duelos de campeonato são os lesionados Mouche, Kelvin, Leandro e Valdivia.
Entre os que já estão bem fisicamente, Cleiton Xavier é o único que o técnico já enxerga como possível titular. Em forma e treinando muito bem, ele tem como único empecilho justamente a falta de inscrição.
Experiente, querido pela torcida e velho conhecedor do Palestra Itália, o armador tem servido como conselheiro e exemplo para atletas que precisam mostrar serviço. Chega no horário, conversa com todos os colegas e mostra humildade até ao receber assédio na porta da Academia: é um dos únicos que topam sair do carro para posar para fotos e dar autógrafos. Além disso, assiste a todos os jogos do clube.
Nos amistosos que o Verdão marca para dar ritmo a esses atletas, o zagueiro Nathan e o meia Ryder também estão se destacando.
Oswaldo já deixou claro que observa o desempenho dos jogadores nos treinos ao dar oportunidades recentes a Renato e João Pedro, que segundo ele estavam "pedindo passagem". Outro exemplo é Victor Luis: o lateral-esquerdo nem sequer participava de coletivos no início da temporada, mas chamou a atenção ao ser testado como volante e voltou a ser utilizado com frequência.
Cleiton Xavier, novo camisa 8 do Verdão, já teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF, mas ainda está longe de estrear.
Ele só poderá jogar o Estadual a partir dos mata-matas, quando os clubes podem efetuar quatro trocas na lista original de 28 inscritos, e tem de esperar a marcação do jogo de ida pela segunda fase da Copa do Brasil.
Estrela do Norte-ES e Sampaio Corrêa-MA, possíveis adversários, farão o jogo de volta só em 1º de abril.
7287 visitas - Fonte: Lancenet!