Globo sugere ao Palmeiras: nome Allianz Parque deve estar em contrato
A moda dos naming rights ainda não pegou no Brasil. Entre as justificativas para o negócio não ter vingado está a falta de apoio dos meios de comunicação, que muitas vezes rejeitam falar o nome das marcas donas das propriedades por regras internas. Apesar de a chance disso mudar ser pequena, há uma luz no fim do túnel.
A sugestão, aliás, veio dos próprios diretores da Rede Globo de Televisão, detentora dos direitos dos principais campeonatos do país: no momento da renovação do contrato com a TV, os clubes devem exigir que os nomes de suas arenas sejam citados nas transmissões.
Segundo apuração da reportagem, a ideia foi dada pelo braço da emissora que cuida da compra de direitos de transmissão durante conversa com a WTorre e o Palmeiras, quando tentavam colocar o Allianz Parque como parte obrigatória das falas dos narradores, para as competições disputadas no estádio.
O exemplo dado foi o do Oscar: todos os contratos exigem que o nome da Dolby, detentora dos direitos do teatro onde a cerimônia acontece todos os começos de ano em Los Angeles, nos Estados Unidos, seja falado nas transmissões. Antes era a Kodak, de 2001 até 2012, empresa que ainda é conhecida pelo período que ali ficou.
Por regimento interno, de acordo com informações passadas para a reportagem, o departamento comercial da Globo nem abre conversa de outra forma. Por exemplo, se a Allianz quisesse pagar algum valor anual para ter seu nome lá, não adiantaria. Sinal que existe um conflito de ideias entre os dois setores, com o braço de compra de direitos mais abertos aos "naming rights", enquanto a área comercial é contra.
A próxima negociação dos direitos de televisão, no entanto, acontece apenas para depois de 2018, ano em que o contrato que está em vigência chega ao fim.
O assunto já gerou certa revolta dos torcedores na internet, que vem desde as transmissões da Fórmula 1, mas incomodou ainda mais agora os palmeirenses. Muitos se referem ao canal agora como RGT, apenas com as iniciais de Rede Globo de Televisão.
18699 visitas - Fonte: ESPN