Jovem de 17 anos foi o único a atuar em três jogos seguidos no ano (Foto: César Greco/Ag.Palmeiras)
Sem opções de bom nível, o Palmeiras precisou lançar diversos jovens da base ano passado, quando brigou para não cair no Brasileirão.
Nomes como Nathan, João Pedro, Victor Luis, Renato e Gabriel Dias tiveram suas primeiras chances no profissional e cumpriram a missão de salvar o Verdão. Em 2015, o projeto do Palmeiras mudou e os 19 reforços tiraram boa parte do espaço dos garotos.
Após 11 jogos oficiais na temporada, apenas dois da base foram titulares: João Pedro, na vitória por 1 a 0 sobre o Bragantino (quando o Palmeiras atuou com time misto), e Renato, contra Audax, Ponte Preta e também o Bragantino.
O volante começou o ano como titular, mas deixou o time principal quando Amaral estreou e depois não foi nem relacionado quatro vezes.
Quem rema contra a maré desta lógica é Gabriel Jesus. O atacante de 17 anos foi relacionado para os últimos quatro jogos e entrou em três, contra Bragantino, Santos e XV de Piracicaba. O jovem já tem 64 minutos jogados e tem agradado ao técnico Oswaldo de Oliveira.
Enquanto isso, os outros garotos seguem esperando. João Pedro é reserva de Lucas, Victor Luis é segunda opção como volante e terceira como lateral, Renato é reserva de Arouca, Gabriel Dias foi até emprestado e Nathan ainda não foi relacionado para nenhum jogo. Segundo Oswaldo de Oliveira, não há surpresas, já que a temporada é longa e mais atletas irão atuar.
– Temos um grupo grande de jogadores e 70 jogos no ano. Trabalho para uma equipe e é com esse pensamento que pretendo utilizar todos os que estão aqui – avisa.
Antes do São Bernardo, Oswaldo utilizou 24 peças em 11 jogos. Destes 24, quatro saíram da base.
UTILIZAÇÃO DE JOVENS NO PALMEIRAS EM 2015
Gabriel Jesus
Estreou contra o Bragantino, foi para um clássico e jogou quase todo o segundo tempo do último jogo. Com três chances em série, é o único que tem convencido o técnico.
Renato
Relacionado em sete dos 11 jogos do Verdão na temporada, o volante foi titular contra Audax, Ponte e Bragantino, além de ter jogado alguns minutos diante do Vitória da Conquista.
João Pedro
Titular contra o Bragantino, com time misto, jovem é reserva de Lucas, o que causa diversos comentários de torcedores nas redes sociais. Ele não é relacionado há dois jogos.
Victor Luis
Ainda não foi titular, mas saiu do banco em quatro jogos e foi relacionado para sete. Na lateral, perdeu espaço para João Paulo, que virou reserva imediato de Zé Roberto.
Natan
Ainda não foi relacionado para nenhuma partida no ano. Jogou pela Seleção sub-20, voltou abaixo dos colegas, mas sofre com a falta de espaço até nos treinos. No ano passado, ele foi titular.
OUTROS JOVENS FORAM EMPRESTADOS:
A contratação de 19 reforços deixou sem espaço no elenco profissional do Palmeiras uma série de jogadores da base que acabaram emprestadas a outros clubes. Entre os nomes estão Bruno Dybal, hoje no Ventfort Kofu, do Japão, Matheus Muller, que defende a camisa do Atlético-GO, Caio Mancha, que está no Guarani, e Vinicius, que disputa o Paulistão pelo Capivariano. Além deles, Lucas Morelatto e Gabriel Dias também foram emprestados para o Boa (MG).
4338 visitas - Fonte: Lancenet!