Zé Roberto exibe físico durante sua apresentação no Palmeiras, no começo da temporada (Foto: Marcos Ribolli)
Zé Roberto, 1,75 metros de altura, 40 anos e 8,5% de gordura no corpo. Um físico que ele adora exibir quando é apresentado em um clube. E no Palmeiras nenhum outro atleta do elenco atual tem esse número. Aliás, até no futebol mundial é difícil encontrar alguém assim.
- Se a gente for comparar com a elite do futebol mundial, (o percentual de gordura) vai girar em torno de 9% a 10%, e no futebol brasileiro de 11% a 12%. Ele está muito fora da curva - explica Gustavo Magliocca, médico do esporte.
O corpo consegue manter um condicionamento físico independentemente da idade do atleta. Os maratonistas são assim: competem em alto nível com mais de 35 anos. Mas o passar do tempo faz o corpo perder força e isso o treinamento não recupera.
Por isso não vemos um campeão dos 100 metros com mais de 30 anos. Mas Zé Roberto é fora do comum e aos 40 anos deixou o meio-campo para jogar na lateral, onde a exigência física é ainda maior.
- O dia que entendi que meu corpo é meu instrumento de trabalho, passei a cuidar dele. Comecei a ter uma visão do que é ser atleta profissional quando fui para a Alemanha, em 1998.
Às vezes olho para o espelho: "cara, já estou com 40 anos, pô, não parece". Isso faz com que eu pense que posso dar mais e meu objetivo é ganhar um título pelo Palmeiras - avisa Zé Roberto.
14949 visitas - Fonte: Ge