Carioca vem registrando baixíssimo público nos estádios (Foto: Wagner Meier/ Agelance)
Não parece haver dúvidas que, para os grandes clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo, jogar a Copa da Liga Rio / São Paulo é uma alternativa comercialmente mais atraente do que se jogar os ultrapassados Campeonato Carioca e Campeonato Paulista.
Seja para competições estaduais, seja para competições regionais, as 19 datas disponíveis para estas no calendário atual parecem algo exagerado e extenso em demasia. Mas, já que se utiliza as tais 19 datas, é melhor, para os grandes clubes do eixo Rio / São Paulo, aproveitá-las em um lucrativa Copa da Liga Rio / São Paulo, do que com arcaicos estaduais.
Em texto anterior a este, o signatário apresentou uma proposta para a realização do Rio / São Paulo com oito clubes, em 19 datas. Também em texto anterior a este, apresentou uma proposta para a realização do Rio / São Paulo com 14 clubes, em 19 datas.
Agora, se apresenta uma proposta de realização do Rio / São Paulo com 16 clubes, em 18 datas, nos seguintes termos:
a) Seria criada a Liga Rio / São Paulo de Clubes, composta de 16 clubes fixos: oito do Rio de Janeiro (Flamengo, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, América, Bangu, Madureira, Volta Redonda) e oito de São Paulo (São Paulo, Santos, Corínthians, Palmeiras, Portuguesa, Ponte Preta, Guarani, São Caetano).
b) Estes 16 clubes jogariam a Copa da Liga Rio / São Paulo, em 18 datas. Assim, utilizariam as 18 datas dedicadas ao certame, e não 19 datas em campeonatos estaduais.
c) O certame teria fase classificatória, quarta de final, semifinal e final.
d) Na fase classificatória, os 16 clubes jogariam entre si, em turno único, classificando-se os oito melhores para as quartas de final (15 rodadas).
e) Nas quartas de final, haveria quatro grupos de dois clubes, com estes fazendo jogo único e classificando-se o melhor em cada grupo, tendo-se quatro classificados para a semi final (uma rodada).
f) Na semifinal, haveria dois grupos de dois clubes, com estes fazendo jogo único e classificando-se o melhor em cada grupo, tendo-se dois classificados para a final (uma rodada).
g) Na final, os clubes envolvidos decidiriam o título em jogo único (uma rodada).
Como se vê, com as menos datas que hoje estes clubes dedicam à disputa de enfadonhos campeonatos estaduais (18 na proposta, ao invés das 19 atuais, dos estaduais), poderiam jogar uma Copa da Liga Rio / São Paulo, atraente, competitiva e lucrativa. Sem dúvida, uma opção melhor, para estes 16 clubes, do que a opção atual.
Seja com oito clubes e em 19 datas (a opção preferida deste autor), seja com 14 clubes e em 19 datas, seja com 16 clubes e em 18 datas, algo é certo: para os grandes clubes do estado do Rio de Janeiro e do estado de São Paulo, disputar o Rio / São Paulo é algo bem mais benéfico que disputar falidos estaduais.
*Luis Filipe Chateaubriand é Membro do Bom Senso Futebol Clube e Autor da Obra “Um Calendário de Bom Senso para o Futebol Brasileiro”. As opiniões arroladas ao longo deste texto constituem exclusivamente o pensamento do autor, não do Bom Senso Futebol Clube.
3213 visitas - Fonte: Lancenet!