Amigos de Ricardo Teixeira estão na lista (Foto: Reuters)
A lista de nomes de milionários acusados de ocultar fortunas no Banco HSBC da Suíça conta com três agentes brasileiros renomados, segundo matéria do "UOL Esporte" e do jornal "O Globo". São eles:Reinaldo Pitta, Eduardo Uram e Richard Alda, todos regularizados pela Fifa para agenciarem carreiras de jogadores no Brasil.
Segundo a reportagem, documentos vazados por um ex-técnico de informática do banco apontam que, dentre os 8.667 nomes acusados de ocultarem dinheiro no pais europeu, além de Pitta, Alda e Uram, os empresários Renato Tiraboschi e Octávio Koeler, amigos e sócios do ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira, também estão na lista. Os nomes dos dois últimos apareceram também nos relatorios da CPI do Futebol, realizada nos anos 2000 pelo Congresso Nacional.
De acordo com as publicações, os citados, foram procurados e negaram terem contas na Suíça ou qualquer irregularidades em suas respetivas movimentações financeiras.
Ainda segundo as publicações, Renato Tiraboschi e Octavio Koeler intermediaram negócios com a CBF durante a gestão de Teixeira, que renunciou ao cargo em marco de 2012.
Donos de uma corretora de imoveis, os dois teriam vendido uma mansão em Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, abaixo do valor de mercado, em 2006. Logo em seguida, a casa foi vendida ao ex-presidente da entidade.
A matéria ressalta ainda que ter conta bancaria no exterior não considerado ilegal pela legislação brasileira. Porem, o contribuinte deve declará-la à Receita Federal e ao Banco Central.
2943 visitas - Fonte: Lancenet!