Palmeiras tenta conter expectativa para as próximas fases (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Oswaldo de Oliveira não titubeou quando questionado sobre o principal motivo da derrota do Palmeiras, por 2 a 0, para o RB Brasil, no último domingo. Para o técnico, o excesso de expectativa e animação sobre a equipe após o triunfo sobre o São Paulo, na quarta-feira passada, atrapalhou diretamente o Verdão nesta rodada.
Independentemente da experiência dos jogadores, ele acredita que o grupotenha sido afetado, e o fator psicológico precisa ser trabalhado.
No comando do Palmeiras desde janeiro, Oswaldo assumiu um grupo completamente renovado em relação à temporada passada. Chegaram 19 reforços, aos quais ainda se somará o lateral Egidio, nesta semana, e o trabalho de montagem da equipe virou prioridade absoluta.
Com um esquema tático definido e evoluindo em relação ao entrosamento, o Verdão quer utilizar a partida em Campinas como lição para a sequência do Paulistão.
– É uma equipe que está comigo há pouco tempo. A gente usa todos os artifícios possíveis para evoluir rápido, mas não deu para diminuir a avalanche falando do clássico. Até ontem (sábado), não se falava do jogo de hoje (domingo). Aliás, nunca se falou de hoje.
E isso o ser humano sente. A maioria é muito experiente, até os mais jovens. De qualquer maneira, não consegui persuadi-los a ter uma atitude diferente – lamentou o técnico.
Zé Roberto, atleta mais experiente do atual elenco, com 40 anos, e capitão do Palmeiras, deve conversar sobre o assunto com o elenco ao longo da semana. A intenção é evitar conclusões precipitadas, para que o Verdão não se surpreenda nas quartas de final. A vaga já está assegurada, mas a equipe ainda luta para ficar à frente de Corinthians e São Paulo no retrospecto geral, para ter o direito de atuar na capital paulista.
Após a vitória sobre o São Paulo, o jogo contra o RB Brasil acabou ofuscado por conta das repercussões envolvendo o golaço de Robinho, que ganhou uma placa da diretoria, e pelo jogo festivo do ex-meio-campista Alex, que se despediu do futebol em um amistoso realizado na arena do Verdão na noite de sábado.
Líder do Grupo 3 do estadual, com 27 pontos, o Palmeiras vinha de três vitórias consecutivas, sobre São Bernardo, XV de Piracicaba e São Paulo. De folga nesta segunda-feira, o elenco volta ao trabalho somente na tarde de terça, na Academia de Futebol. O próximo compromisso é o último em casa na primeira fase: sábado, às 18h30 (horário de Brasília), na arena, contra o Mogi Mirim.
3162 visitas - Fonte: Ge