Osasco e Audax, estariam classificados para a série D, se a competição terminasse hoje
Restando duas rodadas para o final do Campeonato Paulista, as lutas contra rebaixamento e classificação às quartas de final ganharam mais uma companhia.
Com a Federação Paulista de Futebol explicitando os critérios que levam os times para a Série D do Campeonato Brasileiro, times que não estão classificados para as três séries acima buscam somar o maior número de pontos possíveis já na Primeira fase.
Segundo artigo 30 do Regulamento Geral do Paulistão, “excluídos os Clubes que já tenham vaga assegurada nas Séries A, B ou C do Campeonato Brasileiro de 2015, os dois melhores classificados, concluída a Competição, terão asseguradas a indicação para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro de 2015”.
Ou seja, segundo o regulamento, só será possível conhecer os classificados para a Série D ao final da competição, afinal a pontuação dos clubes que não estão na Séries A, B e C seguem sendo somadas nas quartas, semi e final do paulistão.
No ano passado, quando a FPF não explicou antes quais os critérios que levariam a Série D, o Botafogo se sentiu prejudicado. O time de Ribeirão Preto teve o segundo melhor aproveitamento (atrás apenas do Ituano), mas ficou de fora porque a Federação entendeu que o Penapolense merecia ficar com a vaga por ter ido mais longe (chegou nas semifinais). Em 2015, independente de quem chegar mais longe, vai à Série D os dois times de melhor aproveitamento ao final da competição.
Se a competição terminasse hoje, estariam classificados para a Série D o Red Bull (21 pontos) e o Osasco Audax (19 pontos).
Confira o ranking dos times que concorrem a uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro:
1º Red Bull – 21 pontos
2º Osasco Audax– 19 pontos e saldo de gols de -1
3º Botafogo – 16 pontos e quatro vitórias
4º Ituano – 16 pontos e três vitórias
5º Penapolense– 15 pontos e quatro vitórias
6º São Bento – 15 pontos e duas vitórias
7º XV de Piracicaba – 14 pontos
8º Rio Claro – 13 pontos e saldo de gols de -4
9º Capivariano – 13 pontos e saldo de gols de -5
10º Linense – 13 pontos e saldo de gols de -10
11º São Bernardo – 11 pontos
12º Marília – 2 pontos.
4620 visitas - Fonte: Futebol Interior