Técnico pode ter encontrado a formação ideal, mas a postura ainda oscila (Foto: Ari Ferreira/LANCE!Press)
Nos últimos dois jogos, contra São Paulo e Red Bull Brasil, o técnico Oswaldo de Oliveira repetiu o time titular do Palmeiras pela segunda vez desde que assumiu o cargo, no início de 2015.
Apesar da repetição, o comandante notou comportamentos bem diferentes nas duas partidas válidas pelo Campeonato Paulista, já que venceu o São Paulo por 3 a 0, jogando com ampla superioridade, mas perdeu do Red Bull Brasil por 2 a 0, em Campinas. Os extremos do Verdão são notados nos números da equipe.
Na vitória sobre o São Paulo que encerrou uma seca de dez clássicos sem vencer, o Palmeiras superou quase todos os números médios que tem no Paulistão, segundo o Footstats.
A equipe arriscou - e acertou - mais passes, mais desarmes e finalizações. Além disso, errou menos cruzamento, perdeu menos a posse de bola e deu bem menos chutões da defesa em direção ao ataque do que tradicionalmente.
Já na rodada seguinte, quando foi surpreendido pelo Red Bull, o Palmeiras de Oswaldo de Oliveira - que escalou rigorosamente o mesmo time -, errou mais passes, cruzamentos, dribles, finalizações e lançamentos que a sua média no Paulistão. Sem contar que o time derrotado em Campinas ainda perdeu mais vezes a posse de bola, desarmou e rebateu menos do que sua média no Estadual.
Em média, o Palmeiras acerta 90% dos passes que tenta, além de cerca de quatro cruzamentos, 17 desarmes, três dribles, cinco finalizações e 12 lançamentos. Além disso, perde 42 bolas e dá 33 rebatidas por jogo.
Contra o São Paulo, os números foram melhores. A equipe acertou 92% dos passes e 22 desarmes, por exemplo. Já diante do Red Bull, o Verdão desarmou menos que a média (14 vezes), acertou só um drible e quatro finalizações, além de 10 lançamentos e 43 vezes em que foi desarmado pelo oponente.
Restam dois jogos para o fim da primeira fase do Campeonato Paulista, contra Mogi Mirim e Ituano. Já classificado para as quartas de final do Estadual, o Verdão tem como metas corrigir as razões de sua oscilação para entrar tranquilo no mata-mata.
O provável adversário do primeiro jogo eliminatório é o Botafogo de Ribeirão Preto, hoje segundo colocado do Grupo C com 16 pontos, 11 a menos que os comandados de Oswaldo de Oliveira.
3399 visitas - Fonte: Lancenet!