Rio Claro e Liga Sorocabana disputam uma vaga na primeira divisão (Foto: Carolina Bertolli/Focalize)
Nesta sexta-feira, a fase de classificação do NBB 7 chega ao fim trazendo aos amantes do basquete os últimos oito jogos, todos às 20h (horário de Brasília).
Se os 12 times que avançam aos playoffs já são conhecidos, o posicionamento de quatro deles ainda está em aberto. É o caso de Franca, Palmeiras, Brasília e São José, que ocupam o oitavo, nono, 10º e 11º lugares, respectivamente.
Os outros oito já têm suas colocações definidas, alguns pelo primeiro critério de desempate, o confronto direto nas duas partidas realizadas entre si: Bauru (1º), Limeira (2º), Flamengo (3º) e Mogi das Cruzes (4º), que avançam diretamente às quartas de final, e Minas (5º), Paulistano (6º), Pinheiros (7º) e Macaé (12º), que vão para as oitavas e serão alocados em sistema de cruzamento olímpico: quinto contra 12º, sexto contra 11º e assim por diante.
Nenhum dos embates envolvendo essas agremiações vale briga direta, mas a rodada traz duelos interessantes, como Flamengo x Limeira, Franca x Mogi e Minas x Pinheiros. O Bauru, com o primeiro lugar garantido, joga por um recorde.
Com 24 triunfos seguidos no NBB, a equipe pode chegar a maior sequência invicta da história da competição caso bata o São José, dentro de casa. O armador Ricardo Fischer, porém, prefere não pensar nisso.
- Não vamos entrar em quadra com o sentimento de já classificados, ninguém gosta de perder ainda mais em casa e diante da nossa torcida. Vamos jogar com vontade e com foco na vitória e quem sabe bater mais esse recorde - disse Fischer.
Contudo, o que promete ser a disputa mais acirrada de todas é na rabeira da tabela. Quatro equipes ainda brigam para não cair para a Liga Ouro: Liga Sorocabana, Rio Claro, Basquete Cearense e Uberlândia.
Se o campeonato tivesse terminado na quarta-feira, Liga Sorocabana seria a equipe rebaixada. O time só se salva se vencer o Basquete Cearense, em São Paulo, e o Macaé derrotar o Rio Claro, que tem campanha idêntica à Liga Sorocabana, mas leva a melhor nos critérios de desempate.
Outras alternativas, porém, também se desenham. Caso o Uberlândia perca para o Palmeiras e Rio Claro vença o Macaé, a Liga Sorocabana pode se salvar se vencer por 18 pontos ou mais o Basquete Cearense. Assim, Uberlândia seria o rebaixado.
Se a Liga Sorocabana vencer por 29 pontos ou mais, quem cairia com a combinação de resultados seria o próprio Basquete Cearense.
- Temos que manter o mesmo foco e a mesma concentração que tivemos no duelo diante do Brasília, pensando exclusivamente no Basquete Cearense.
A tarefa continua sendo árdua, mas o time está bem e eu acredito que conseguiremos nos manter na divisão de elite do basquete brasileiro - disse Rinaldo Rodrigues, técnico da Liga Sorocabana.
Confira os jogos da 30ª e última rodada do NBB 7, todos às 20h:
Minas x Pinheiros
Bauru x São José
Franca x Mogi das Cruzes
Liga Sorocabana x Basquete Cearense
Paulistano x Brasília
Flamengo x Limeira
Macaé x Rio Claro
Uberlândia x Palmeiras
3435 visitas - Fonte: Ge