Luxemburgo em protesto contra a Ferj (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Vanderlei Luxemburgo é figura que provoca amores e ódios. Foi um dos treinadores mais vitoriosos da história do futBr. Ao ponto de ter sido contratado para dirigir um dos clubes mais importantes do mundo, o Real Madrid, onde teve passagem infeliz e sem sucesso.
Foi também técnico da Seleção, sendo afastado em meio à pressão da CPI do futebol que descobriu, no início dos anos 2000, que ele cometera falsidade ideológica. Recentemente, acumulou dissabores para si e para os torcedores de vários clubes que treinou quando tentou acumular super poderes, indo além do que sabe fazer bem, que é escolher, treinar e botar para jogar os melhores jogadores à sua disposição. Atuando assim, faz de sua passagem pelo Flamengo algo promissor pois está montando um time competitivo, mesmo sem ter grandes jogadores no plantel.
Este mesmo "profexô" também já processou jornalistas por terem escrito coisas que ele não gostou. O treinador buscou a justiça para pleitear indenização dos que publicaram nas páginas dos jornais, como o LANCE!, o que lhe pareceu ofensivo.
Neste momento, recebe a solidariedade de praticamente toda a imprensa, por estar sendo punido absurdamente pela Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) em função de declarações absolutamente normais em um país onde deve vigorar a livre expressão. E ele se coloca como um democrata e com direito a dizer o que pensa, ainda mais por estar do outro lado Rubens Lopes (presidente da Ferj), que criou um regulamento medieval para tentar impedir críticas públicas.
Sim, ele tem razão, mas deve lembrar-se deste princípio magno quando se sentir ofendido em uma próxima vez em que um colunista o atacar com suas opiniões. Afinal, jornalistas não deixam de defender o treinador neste momento, como Juca Kfouri, que foi alvo de processo movido pelo treinador na justiça.
Kfouri, assim como vários outros, saem em sua defesa porque acreditam mais na liberdade de imprensa e de expressão como um valor supremo em uma democracia. Apesar de não terem maiores simpatias por Vanderlei, não vão se calar em um momento de injustiça mesmo tendo sido vítimas de quem agora se vitimiza. Penso que este episódio é uma lição a ser lembrada!
Torcida do Palmeiras tem sido importante (Foto: Marcelo Machado de Melo/Fotoarena)
Avanti! O programa de sócio torcedor do Palmeiras já é o nono do mundo, tendo ultrapassado o da Inter de Milão, com mais de 106 mil membros. Falta oferecer planos inteligentes para o torcedor do Avanti comprar seu carnê do Brasileiro com todos os 19 jogos em casa, como fazem os clubes de maior sucesso e de maior receita do mundo. Com o ótimo estádio, aposto em mais um sucesso e será um ótimo exemplo a ser seguido!
São Paulo não está bem na temporada (Foto: Juan Mabromata/AFP)
Sampa acende a luz laranja! Não vai nada bem a campanha do Tricolor na Liberta. Muricy não consegue fazer suas estrelas Pato e Ganso jogarem o que já jogaram. Também sente falta de Jadson, agora no Timão, o time a ser batido neste ano. A agonia fica maior pelo que anda jogando o rival alvinegro!
Clássico carioca foi às 18h30 e teve casa cheia (Foto: LANCE!Press)
Horários dos jogos! Muito já se discutiu sobre os horários tardios dos jogos de meio de semana, que passaram a ser 22h recentemente. A Globo recebe críticas contumazes, mas alega que paga muito caro pelo produto e portanto tem o direito de escolher o horário que melhor se adapta à sua grade de programação.
Claro que atrapalha a presença de público, especialmente dos estudantes e dos trabalhadores, que devem acordar muito cedo, e chegar em casa após à 1h fica muito pesado para quem precisa estar de pé antes das 6h. Para este problema, se deveria encontrar uma solução como a do futebol americano, onde há o chamado "monday night game", jogado às segundas à noite, o que se tornou um hábito nos EUA.
Contudo, há um horário mais fácil de ser modificado, que é o das partidas dominicais, com jogos determinados também pela TV às 16h em dia em que há o hábito das famílias de se juntar para os almoços dominicais ou de aproveitar o dia de lazer.
Sendo assim, o horário da TV atrapalha e impede muitos de irem ao estádio. Passar os jogos principais de domingo para depois das 17h vai ajudar a presença de público e até nas audiências de TV, sendo o horário de 18h até mais adequado, pois viabiliza que todos cheguem em casa em um bom horário.
Mais uma prova do quanto a mudança trará benefícios é a expectativa de mais uma quebra de recorde de público no Campeonato Carioca neste Fla-Flu, quando se espera superar os 60 mil presentes ao estádio. No clássico entre Fla e Vasco, também jogado às 18h30, o público superou 56 mil presentes, mesmo sob um temporal. Não dá para brigar com os fatos!
3249 visitas - Fonte: Lancenet!