Definição do rebaixamento, com a Portuguesa ameaçada, é a grande atração da rodada
Os quatro grandes já estão classificados, três deles sabem seus rivais e o rebaixamento também está parcialmente definido. Para que serve, então, a última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. Não para muita coisa, sejamos sinceros. Para que você não perca seu tempo à toa, porém, o UOL Esporte lista abaixo as últimas definições do Estadual antes do mata-mata.
Confira os tópicos a seguir:
1 – Rival do Santos
Só uma das oito vagas das quartas está aberta. O Corinthians pegará a Ponte Preta, o Palmeiraso Botafogo-SP, o São Paulo o Red Bull e o Santos está entre XV de Piracicaba e Penapolense, que disputam o último lugar disponível no mata-mata.
O XV está na frente com 17 pontos, mas recebe o Corinthians. O Penapolense, com dois pontos a menos, tem de torcer para o time de Tite e vencer o São Bento, em casa, para emplacar um lugar no mata-mata.
2 – Ordem dos classificados
O Corinthians, com 36 pontos, já está garantido na primeira colocação geral da fase de grupos. A ordem dos demais classificados, porém, será fundamental para o restante do campeonato, já que define o mandante das fases decisivas.
Hoje, o Santos (31) está na frente de Palmeiras (30) e São Paulo (29). Para manter o posto, tem de bater o Rio Claro na Vila Belmiro. Já o São Paulo recebe a desesperada Portuguesa torcendo contra o Palmeiras, que visita o Ituano.
3 – Mando nas quartas
O regulamento elaborado pela FPF (Federação Paulista de Futebol) prevê que, caso três times da cidade de São Paulo classifiquem em primeiro lugar de seus grupos, o pior deles terá de jogar fora da cidade. A regra é polêmica e existem tentativas de acomodar os três jogos em datas diferentes, mas a TV ainda não bateu o martelo e pode atrapalhar.
Ficar no terceiro lugar nesta disputa direta, então, pode ser arriscado para Palmeiras ou São Paulo – o Corinthians, primeiro, não será afetado. Dependendo do encaminhamento político, um dos dois grandes pode perder o direito de jogar diante da sua torcida.
4 – Rebaixamento
Na prática, é a coisa mais importante que está em jogo nesta quarta-feira. Marília e Bragantino já estão rebaixados, mas Linense, Portuguesa, Capivariano, São Bernardo e Penapolense ainda estão ameaçados.
Pelo regulamento, caem os quatro piores times da primeira fase, independentemente do grupo em que estão. Hoje, Linense, Portuguesa e Capivariano têm 13 pontos cada, contra 15 de São Bernardo e Penapolense. Os dois times que se saírem pior na rodada final, portanto, estarão fadados a disputarem a Série A-2 no ano que vem.
Na última rodada a Portuguesa visita o São Paulo; o Linense encara o Red Bull; o Capivariano recebe a Ponte Preta; o São Bernardo joga contra o Marília e o Penapolense tem o São Bento pela frente. O time de Penápolis, aliás, está em uma situação inusitada. Com 15 pontos, a equipe pode classificar-se ao mata-mata caso vença, mas também pode ser rebaixada se for derrotada.
3045 visitas - Fonte: UOL