Maikon Lete, do Palmeiras, arrisca chute de esquerda (Foto: Marcos Bezerra - Agência Estado)
Atual campeão paulista, o Ituano se despediu da competição deste ano pregando uma peça no Palmeiras. Em casa, o time de Itu arrancou um empate em 2 a 2 com o Verdão, que acabou fechado a primeira fase do Paulistão como quarto colocado no geral. Rafael Marques abriu o placar para os palmeirenses, Clayson e Ricardinho viraram para o Ituano, e João Pedro empatou. Valdivia começou o jogo como titular, pela primeira vez no ano, mas apanhou tanto no primeiro tempo (sem que o árbitro tentasse coibir a violência) que acabou sendo sacado no intervalo por Oswaldo de Oliveira.
Com o resultado, o Palmeiras fechou a primeira fase com 30 pontos, atrás de Corinthians (39), Santos (34) e São Paulo (32). Por ser o terceiro melhor paulistano, o Verdão, de acordo com o regulamento, teria de mandar seu jogo único das quartas de final (contra o Botafogo de Ribeirão Preto) fora de sua moderna arena, por questões de segurança - a Polícia Militar é contra a realização de dois jogos de grande porte no mesmo dia em São Paulo.
Mas um acordo entre PM, Federação Paulista de Futebol (FPF) e clubes pode dar um "jeitinho" no regulamento. Uma das possibilidades é que o Palmeiras jogue na segunda-feira, enquanto São Paulo e Corinthians (que têm compromissos pela Libertadores na semana que vem) jogariam sábado e domingo. A definição sai às 11h desta quinta-feira, na sede da FPF.
O jogo
O primeiro tempo foi horroroso. O árbitro Antonio do Prado deixou a violência correr solta. Valdivia foi quem mais sofreu. Logo aos 5 minutos, o meia sofreu uma entrada duríssima de Jonatan - que nem levou cartão amarelo. Diante das reclamações dos palmeirenses, Prado mandou que todos se calassem. Vale lembrar que ele, como quarto árbitro, bateu boca com o técnico Oswaldo de Oliveira no último sábado, durante a vitória do Palmeiras sobre o Mogi Mirim, em São Paulo.
Para preservar Valdivia, Oswaldo o substituiu no intervalo - entrou Robinho. O Ituano teve uma chance clara para marcar com Cristian aos 5, mas o ex-palmeirense "furou". Na sequência, Rafael Marques abriu o placar, aproveitando um bate-rebate na área. O time de Itu virou o jogo em dois vacilos da defesa palmeirense - primeiro com Clayson e depois com Ricardinho.
Quando a derrota parecia certa, o Verdão "achou" o empate. Em nova bola espirrada na área, João Pedro aproveitou a sobra e marcou seu primeiro gol pelo Palmeiras na temporada. O empate acabou sendo o resultado mais justo, mas acabou deixando o Verdão com a quarta campanha no geral, atrás dos rivais.
2649 visitas - Fonte: Globo Esporte