Paulo Nobre, inovando na gestão esportiva.(Foto: Reginaldo Castro/ LANCE!Press)
Um bom exemplo de gestão empresarial no âmbito esportivo, assim se resume o segundo mandato da gestão do presidente Paulo Nobre da Sociedade Esportiva Palmeiras.
Se no biênio inicial o alviverde ficou marcado por problemas financeiros, herdado de gestões anteriores, cujas dificuldades levaram o atacante Alan Kardec, destaque do time até então, para o rival São Paulo.
Dos 37 jogadores contratados nesse período, apenas seis vingaram no clube que se livrou do rebaixamento para série B na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2014.
Entretanto, o presidente Paulo nobre é um exemplo claro de que é possível aprender com os erros. Nesse segundo mandado, o cartola alviverde realiza uma administração digna da grandeza do clube. O sucesso de sua gestão se divide em algumas etapas.
A contratação do diretor executivo de futebol Alexandre Mattos, vindo do bicampeão brasileiro Cruzeiro, e eleito pela Brasil Sports Market, o melhor de sua área. Seu cartão de visita foi à contratação do atacante Dudu, vindo do Grêmio e disputado pelos rivais Corinthians e São Paulo.
Além disso, o elenco foi reformulado e até o momento 20 jogadores foram contratados e a folha salarial reduzida, implantando o contrato por produtividade.
O Palmeiras que desde abril de 2013, não possuía um patrocinador máster de sua camisa, assinou um contrato de R$ 40 milhões com a Crefisa por temporada. Sendo a vestimenta esportiva mais valorizada do país ao lado do Clube Regatas Flamengo.
Outro sucesso dessa gestão está relacionado ao Allianz Parque, reinaugurado após uma moderna reforma, que transformou o estádio na melhor arena futebolística do Brasil em termos de estrutura. Em 2015, o clube possui uma média de 23.085 torcedores por partida e uma arrecadação média de R$ 14,5 milhões nos jogos como mandante.
Outro programa de sucesso nesse mandato de Paulo Nobre é o Avanti, voltado ao Sócio Torcedor. Atualmente 9º colocado no ranking mundial e 2º do Brasil no número de sócios torcedores, o Palmeiras possui mais de 105.000 associados, tendo toda receita voltada para o futebol.
Apenas no primeiro trimestre desse ano, 41 mil novos torcedores aderiram ao programa Avanti. O alviverde também estabeleceu uma parceria com a rede de Faculdades da América (FAM), que concede o benefício de 25% de desconto nas mensalidades dos cursos de ensino superior para sócios do Avanti, exceto para o curso de medicina.
A atual gestão de sucesso do presidente Paulo Nobre vem enaltecendo e resgatando o valor da marca Palmeiras. O maior campeão nacional do país também possui um canal no Youtube com 300 mil inscritos, e está valorizando ídolos do passado como o ex-jogador Alex, que recentemente realizou seu jogo de despedida no Allianz Parque. Dessa maneira, o Palmeiras transformou-se em um modelo de gestão esportiva a ser copiado pelos demais.
22293 visitas - Fonte: Blog Lance Activo/L