Ponte se consolida ainda mais como a quinta força do estado de São Paulo (Foto: Fabio Leoni/PontePress)
Acabou o Campeonato Paulista para os times do interior. Com a classificação dos quatro grandes para as semifinais (Corinthians x Palmeiras e Santos x São Paulo são os confrontos), ficaram definidos o campeão do Interior e as duas vagas para a Série D do Brasileiro. O título entre os "caipiras" é da Ponte Preta enquanto RB Brasil e Botafogo estão garantidos na quarta divisão nacional.
Segundo o regulamento, ficaria com o troféu de "Campeão do Interior" o clube melhor classificado, com exceção dos três da capital e do Santos. Por falta de datas, neste ano não haverá disputa paralela às semifinais principais. O regulamento também previa que os dois melhores colocados, excluídas as equipes das séries A, B e C do Brasileiro, seriam indicadas para a Série D.
Terminar como melhor do interior consolida ainda mais a Macaca como a quinta força do estado. Como os quatro do interior caíram nas quartas de final, prevaleceu a campanha da primeira fase, quando a Ponte conquistou 27 pontos - somente o RB Brasil, com 24 pontos, poderia ultrapassá-la. Não à toa a Alvinegra campineira foi quem mais deu trabalho aos considerados favoritos.
No último sábado, jogou de igual para igual com o Corinthians, foi prejudicada por um gol mal anulado de Renato Cajá quando o jogo ainda estava 0 a 0 e acabou perdendo por 1 a 0. Também no sábado, o Toro Loko se despediu da sua primeira participação na elite estadual ao levar de 3 a 0 do São Paulo no Morumbi. Ficou na torcida para um entre Botafogo e XV de Piracicaba não avançar. Era suficiente para coroar a estreia no Paulistão com a vaga para a Série D.
Assim que o Palmeiras despachou o Bota por 1 a 0, pela manhã, o Toro Loko, fundado em 2007, comemorou a inédita chance de jogar um torneio nacional, dando mais um passo no projeto de se consolidar no cenário nacional.
Então, foi a vez de o Botafogo secar o Nhô Quim. Com a vitória santista por 3 a 0, o Pantera está de volta à Série D depois de dois anos. Em 2013, teve a 27ª campanha no geral. O único que deixou as quartas de final sem um consolo foi o XV de Piracicaba. Mas para quem começou o Paulistão com cinco derrotas em seis jogos, escapar do rebaixamento já foi uma conquista. O resto seria lucro.
3525 visitas - Fonte: GE