Valdivia conversa com árbitro do jogo: patrocínios iguais (Foto: Bruno Olivieri / Agência Estado)
A Federação Paulista de Futebol decidiu cancelar o patrocínio da Crefisa e da Faculdade das Américas (FAM) aos árbitros na reta final do Paulistão. As duas empresas também patrocinam o Palmeiras, semifinalista da competição. A parceria gerou polêmica na última semana. Por recomendação da Fifa, a FPF optou por suspender o acordo com ambas. A entidade máxima do futebol mundial autoriza patrocínios na camisa dos árbitros, desde que não haja "conflito de interesses".
Na semana passada, o Palmeiras emitiu nota oficial repudiando aquilo que chamou como “desrespeito” sobre o acordo da Federação Paulista de Futebol com dois de seus patrocinadores. Apesar de terem reclamado a não marcação de três pênaltis no atacante Dudu, durante o jogo contra o Botafogo de Ribeirão Preto, no último domingo, os jogadores do Palmeiras fizeram questão de isentar os árbitros de qualquer situação de má-fé.
Os quatro clubes estavam representados na reunião. Os presidentes de Palmeiras e Santos, Paulo Nobre e Modesto Roma Júnior, estavam presentes. O Corinthians enviou Edu Gaspar, seu gerente de futebol. Já o São Paulo foi representado pelo seu supervisor jurídico, Gustavo Normanton.
– Caiu essa ideia (do patrocínio aos árbitros), a Fifa informou que vê essa situação não é muito positiva. A Federação acatou e já abortou isso. Mas eu não via nenhum tipo de problema, na reunião passada já foi comentado e o presidente Reinaldo colocou se teríamos algo a dizer, e ninguém viu problema – disse Edu Gaspar.
– Acho uma babaquice. Não é porque está escrito Crefisa na camisa do árbitro que ele vai favorecer o Palmeiras, que também tem a Crefisa na camisa. É bobagem. Vamos ter mais maturidade, isso é falta de profissionalismo. Qual o problema de se colocar patrocínio? Bobagem total – comentou Modesto Roma.
– Eu já dei minha opinião para os comandantes da FPF para esse tema já na semana passada. Eu já conversei com os meus patrocinadores sobre esse assunto e pra opinião pública eu soltei uma nota oficial a respeito – disse Paulo Nobre.
O anúncio foi feito na reunião que definiu as datas, horários e locais das partidas das semifinais do Paulistão, que serão decididas em jogo único - ambas no domingo. Os dois times com melhor campanha serão os mandantes. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Corinthians e Palmeiras duelarão às 16h, na Arena de Itaquera.
Santos e São Paulo jogam às 18h30, na Vila Belmiro..
A última vez que o Paulistão teve os quatro grandes nas semifinais foi em 2011, quando o Santos despachou o São Paulo na semifinal (com um 2 a 0 no Morumbi) e o Corinthians bateu o Palmeiras nos pênaltis no Pacaembu (por 6 a 5 após empate em 1 a 1 no tempo normal). Na decisão, o Santos ganhou do Corinthians na Vila por 2 a 1, após um 0 a 0 no primeiro jogo no Pacaembu.
Com a definição dos semifinalistas, a Ponte Preta foi decretada a "campeã do Interior", e as duas vagas paulistas na Série D ficaram com RB Brasil e Botafogo de Ribeirão Preto.
Reunião na FPF, com representantes dos quatro clubes grandes (Foto: Leonardo Lourenço)
7224 visitas - Fonte: Globo Esporte