Arenas de Corinthians e Palmeiras: exemplos de sucesso em São Paulo
Corinthians e Palmeiras se enfrentam no domingo, às 16h (de Brasília), na arena de Itaquera, por uma vaga na final do Paulistão.
Mas, desde o começo da competição, os dois times protagonizam outro duelo acirrado, fora de campo.
Com suas novas arenas e eficientes programas de sócio-torcedor, os rivais passearam sobre os adversários nos rankings de público e arrecadação, alternando-se na liderança desses quesitos.
Confira abaixo um raio-x dos números de Timão e Verdão na competição fora das quatro linhas:
Público pagante
Jogo do Corinthians tem sido sinônimo de casa cheia nos últimos anos. Neste Paulistão não é diferente. Tanto que o Timão tem a maior média de público da competição: 28.211 pagantes por partida - foram nove confrontos. A taxa de ocupação é de 59% de sua arena. O clube tem o segundo e o terceiro principais públicos em uma partida: contra Ponte Preta (32.438) e Santos (32.199).
Torcida do Corinthians na Arena: média de 28.211 pessoas por jogo no Paulistão (Foto: Marcos Ribolli)
O Palmeiras perde apenas para o Alvinegro nesse quesito, com a segunda maior média de pagantes: 27.739 por jogo. Isso dá uma ocupação de 63% de sua nova casa, superando o rival. O Verdão, porém, tem o maior público do estadual em uma única partida: 35.437 pessoas nas quartas de final contra o Botafogo, no último domingo.
renda bruta
Quando o assunto é arrecadação, os dois passeiam sobre os adversários. O Corinthians é o segundo que mais ganhou dinheiro com bilheteria no Paulistão, com R$ 12.504.500 de renda bruta, o que dá uma média de R$ 1.389.388 por partida. O valor médio do ingresso para os jogos do Timão é de R$ 49.
Torcida do Palmeiras em sua moderna arena: arrecadação é quase o dobro da do rival (Foto: Marcos Ribolli)
Mas a diferença do Palmeiras é gritante. O clube foi, disparado, o que mais ganhou dinheiro com rendas no Paulistão. Com a nova arena sempre cheia e um preço médio do ingresso de R$ 76, o Verdão arrecadou R$ 19.144.660 com as rendas brutas dos confrontos, ou seja, R$ 2.127.184 por partida. Nesse valor não consta a metade da renda da estreia, quando o Verdão atuou em seu estádio, mas como visitante, contra o Audax. O valor líquido é de R$ 11,4 milhões, como mostrou na segunda-feira o blog Dinheiro em Jogo. É quase o dobro do lucro do Corinthians: R$ 6,2 milhões.
novas e modernas arenas
Palco da abertura da Copa do Mundo, o estádio do Corinthians ainda não está totalmente pronto - quase um ano após sua inauguração. Mesmo assim, tem agradado a torcedores e jogadores - o time está invicto no local há 30 jogos.
Localizada na zona leste de SP, Arena Corinthians tem painel de led no revestimento externo (Foto: Marcos Ribolli)
Com capacidade para 48 mil pessoas (a carga de ingressos não costuma passar de 42 mil), o estádio esbanja luxo em determinados lugares, como nos corredores de piso de mármore e os banheiros com televisões. Voltado exclusivamente aos jogos de futebol, a casa do Alvinegro tem estacionamento para cerca de 2.500 veículos, 89 camarotes, fachada com luzes de led e 15 elevadores. O projeto ainda prevê restaurantes, lojas e dois telões de 30 metros de largura por 7,5 de altura, um atrás de cada gol. O primeiro já está pronto e deve ser inaugurado nesta quinta.
Arena Palmeiras se destaca na paisagem da zona oeste de São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
A arena do Palmeiras, além dos jogos do time, também está preparada para receber grandes shows, para até 55 mil pessoas, e outros tipos de eventos, que podem ser realizados no anfiteatro, para até 12 mil. Nas partidas do Verdão, a capacidade é de cerca de 43 mil torcedores, embora a carga de ingressos seja pouco menos de 40 mil.
Modernidade não falta no estádio, construído no padrão exigido pela Fifa. São 2 mil vagas no prédio de estacionamento, área da torcida 100% coberta, dois telões em alta resolução, camarotes e lounges, que podem ser alugados para eventos, entre outros detalhes. O projeto ainda prevê 43 lanchonetes e restaurantes no local.
Sócio-torcedor eficiente
O Fiel Torcedor, programa de sócio-torcedor do Corinthians, virou referência no país em 2009, após a chegada de Ronaldo. Existem alguns planos, cada um com seu valor, o que altera as vantagens, como na compra de ingressos, que funciona no sistema de assiduidade. Quanto mais jogos o associado comprar, mais chances ele terá de conseguir a entrada nos duelos com maior procura, por conta da preferência.
Corinthians e Palmeiras: camisas de tradição
Atualmente, o Timão tem 93.223 mil inscritos, atrás apenas de Inter e Palmeiras no país. Em 2015, o clube só perde para o arquirrival em número de adesões: foram cerca de 26.400 até agora. Mesmo com o sucesso, há bilhetes para a Libertadores que saem por R$ 300, o que é considerado caro e resulta em espaços vazios no estádio. O Alvinegro ainda faz algumas ações para os associados, como interações com o elenco, entre outros.
Alavancar o Avanti era o grande objetivo da diretoria do Palmeiras. E, desde o ano passado, ele foi cumprido com sobras. A torcida comprou a ideia e fez o programa "explodir". Com 110.840 inscritos, o clube só perde para o Inter no Brasil e foi o que mais novos membros teve neste ano: cerca de 45.440.
Em 2014, o posto também foi do Alviverde. O clube diz que só conseguiu contratar Dudu por conta dessa ajuda da torcida. O sistema é bem parecido com o do rival. Planos de diferentes valores, com os mais caros tendo mais benefícios, sobretudo na compra de ingressos. A assiduidade gera uma pontuação e faz o torcedor ter preferência para adquirir as entradas. O clube também realiza diversas ações, como participação na apresentação de jogadores para alguns sorteados.
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