Atlético-MG e River Plate: únicos campeões da fase de grupo que conquistaram a Libertadores
Para muitos, ser o melhor primeiro colocado geral na fase de grupos da Libertadores pode significar um maior favoritismo para levantar a taça da principal competição das Américas. Os números e a história recente, entretanto, entram em cena para provar exatamente o contrário.
Desde 1995, ano em que o Grêmio se sagrou campeão, apenas dois times conseguiram manter o bom rendimento da primeira fase até o final do torneio e chegaram ao lugar mais alto do continente: River Plate e Atlético-MG.
Primeiro colocado do grupo 5 em 1996, que tinha San Lorenzo, Minervén e Caracas - o primeiro da Argentina e os dois últimos da Venezuela - o time de Monumental de Nuñez teve quatro vitórias e apenas dois empates no seis jogos disputados. Isso o qualificou a chegar às oitavas de final como principal equipe da Libertadores.
Depois de passar por Peñarol, San Lorenzo mais uma vez e Universidad, do Chile, nas fases seguintes, o River chegou à finalíssima contra o América de Cali, da Colômbia, que desclassificara o Grêmio na semi. Após derrota em Cali por 1 a 0 e vitória por 2 a 0 em seus domínios, ergueu o troféu pela segunda vez em sua história.
Ronaldinho, Tardelli e Jô: o trio atleticano em 2013
O feito iria se repetir apenas 17 anos depois, em 2013, agora tendo o Atlético-MG como protagonista do começo ao fim. O atleticanos se lembram bem e podem, mais do que ninguém, explicar as dificuldades pelas quais o time do então técnico Cuca passou até o último segundo de Libertadores da América.
Depois de passar sem sustos pelo grupo 3, que tinha São Paulo, Arsenal de Sarandí, da Argentina, e The Strongest, da Bolívia, e fazer 15 pontos - cinco vitórias e uma derrota -, o Atlético teve apenas as oitavas de final para respirar aliviado. Foram duas vitórias no reencontro com a equipe tricolor paulista, pior segundo colocado na oportunidade. A partir das quartas de final apenas classificações suadas, contra Tijuana, do México, Newell's, da Argentina, e a conquista nos pênaltis ante o Olímpia, do Paraguai.
Cevallos defendeu pênalti de Washington em 2008
Além de Atlético-MG e River Plate, apenas o Fluminense, em 2008, chegou à final sob essas condições nos últimos 20 anos. Classificado com 13 pontos - quatro vitórias, um empate e uma derrota - no grupo 8, só foi melhor que o Flamengo entre os primeiros da fase de grupo pelo saldo de gols - oito contra cinco. Na final, perdeu traumaticamente para a LDU, do Equador, nos pênaltis, em pleno Maracanã.
Na edição atual, o Boca Juniors garantiu a primeira posição geral da fase anterior ao mata-mata. O time argentino está com 18 pontos, 100% de aproveitamento, após seis vitórias nas seis partidas disputadas. Números que podem ir por água abaixo logo nas oitavas de final, já que enfrenta seu eterno rival River Plate em dois jogos eliminatórios. Cabe agora aos xeneizes cumprirem a missão e justificarem seu favoritismo.
Confira abaixo os melhores primeiros colocados da fase de grupos, os campeões e os vice-campeões da Libertadores nos últimos 20 anos:
1995
Melhor da fase de grupos: Cerro Porteño-PAR
Campeão: Grêmio
Vice: Atlético Nacional-COL
1996
Melhor da fase de grupos: River Plate-ARG
Campeão: River Plate-ARG
Vice: América de Cali-COL
1997
Melhor da fase de grupos: Colo-Colo-CHI
Campeão: Cruzeiro
Vice: Sporting Cristal-PER
1998
Melhor da fase de grupos: River Plate-ARG
Campeão: Vasco
Vice: Barcelona-EQU
1999
Melhor da fase de grupos: Corinthians
Campeão: Palmeiras
Vice: Deportivo Cali
2000
Melhor da fase de grupos: América de Cali-COL
Campeão: Boca Juniors-ARG
Vice: Palmeiras
2001
Melhor da fase de grupos: Vasco
Campeão: Boca Juniors-ARG
Vice: Cruz Azul-MEX
2002
Melhor da fase de grupos: América-MEX
Campeão: Olimpia-PAR
Vice: São Caetano
2003
Melhor da fase de grupos: Corinthians
Campeão: Boca Juniors-ARG
Vice: Santos
2004
Melhor da fase de grupos: Santos
Campeão: Once Caldas-COL
Vice: Boca Juniors-ARG
2005
Melhor da fase de grupos: River Plate-ARG
Campeão: São Paulo
Vice: Atlético-PR
2006
Melhor da fase de grupos: Vélez Sarsfield-ARG
Campeão: Internacional
Vice: São Paulo
2007
Melhor da fase de grupos: Santos
Campeão: Boca Juniors-ARG
Vice: Grêmio
2008
Melhor da fase de grupos: Fluminense
Campeão: LDU-EQU
Vice: Fluminense
2009
Melhor da fase de grupos: Grêmio
Campeão: Estudiantes
Vice: Cruzeiro
2010
Melhor da fase de grupos: Corinthians
Campeão: Internacional
Vice: Chivas Guadalajara-MEX
2011
Melhor da fase de grupos: Cruzeiro
Campeão: Santos
Vice: Peñarol-URU
2012
Melhor da fase de grupos: Fluminense
Campeão: Corinthians
Vice: Boca Juniors-ARG
2013
Melhor da fase de grupos: Atlético-MG
Campeão: Atlético-MG
Vice: Olimpia-PAR
2014
Melhor da fase de grupos: Vélez Sarsfield-ARG
Campeão: San Lorenzo-ARG
Vice: Nacional-PAR
3657 visitas - Fonte: ESPN