GAZETA PRESS
Oswaldo de Oliveira disputou quatro finais de estaduais nos últimos quatro anos
A dois dias de comandar o Palmeiras no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista contra o Santos, Oswaldo de Oliveira comentou sobre os estaduais no Brasil e defendeu a competição, sobretudo no Rio de Janeiro e em São Paulo.
"Acho que o berço do futebol brasileiro é o campeonato estadual, principalmente do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde há concentração de maior numero de grandes clubes. Tudo começou assim, com esses campeonatos. As primeiras seleções reuniam unicamente jogadores do eixo Rio- São Paulo, é o núcleo onde o futebol brasileiro explodiu", declarou o treinador em entrevista coletiva nesta sexta-feira.
"É muito importante a manutenção dos estaduais, é uma historia que não pode ser interrompida. Se interrompe em 2015, é como amputar o membro de uma pessoa. Tem que dar força", afirmou.
Oswaldo ainda manifestou-se a favor de mudanças no formato da competição. "Nossos estaduais são muito mal geridos, na minha humilde opinião. É exagerado 20 clubes disputando em três meses. Tem que abrir margem aos menores e que o calendário seja melhor. Acho que, pela tradição, não podemos interromper os estaduais", disse.
Desde que voltou ao Brasil, em 2012, o técnico tornou-se um especialista quando o assunto é estadual. Isso porque, foi vice daquele ano com o Botafogo e conquistou o título do Carioca no ano seguinte. Em 2014, à frente do Santos, perdeu a final do Paulista para o Ituano. Dessa forma, ele chega a sua quarta decisão em quatro anos.
3081 visitas - Fonte: ESPN