Santistas e palmeirenses tiveram sentimentos misturados após a primeira final do Paulista. Os alviverdes comemoram terem saído na frente na decisão, mas também lamentaram por vencerem “só” por 1 a 0.
Já os alvinegros, mesmo incomodados com a derrota, respiraram aliviados pelo placar magro no Allianz Parque. Com a decisão indefinida, ambos os times têm motivos de sobra para entrarem cheios de confiança na Vila Belmiro, domingo que vem.
Os rivais contam com os retornos de jogadores decisivos: Valdivia e Robinho. O Peixe, ainda, acredita que a Vila Belmiro pode ser o seu alçapão para reverter a vantagem alviverde: nesta temporada, o time está invicto em seu estádio.
Mais do que isto, o Santos é a única equipe nos últimos nove anos que conseguiu reverter uma desvantagem após a primeira final. Desde então, quem venceu ou empatou a ida, foi campeão.
Este tabu também é favorável ao Verdão, que só perde o título se for derrotado na Vila.
Os comandados por Oswaldo de Oliveira não são batidos há cinco partidas, e têm a melhor defesa do Paulistão, com 12 gols sofridos em 18 jogos disputados.
Durante toda a campanha, o Palmeiras tem se livrado de preocupações, como o recente jejum em clássicos. Apenas neste Paulista, o time venceu o São Paulo (por 3 a 0), o Santos na final de domingo, e causou ao Corinthians a primeira eliminação em sua nova arena, em Itaquera.
Além disto, se há um time que incomoda o Santos na Vila Belmiro é o Palmeiras, que até venceu mais do que o Peixe em sua própria casa. Para diminuir esta desvantagem, a equipe de Marcelo Fernandes tem como trunfo o seu setor ofensivo. O time alvinegro tem o melhor ataque da competição, e venceu seis vezes por dois ou mais gols em 2015.
Será uma semana longa para as duas equipes – para o Verdão, “atrapalhada” pela Copa do Brasil. Mas para manter o foco total na decisão, assim como o Santos, Oswaldo de Oliveira mandará reservas ao Maranhão.
Santos e Palmeiras começaram o Paulista vistos com desconfiança, depois de várias mudanças durante a pré-temporada. O primeiro, com muitas saídas, era visto como um time enfraquecido.
O segundo, depois de quase cair mais uma vez em dezembro, contratou 20 jogadores, e viveu uma revolução impensada em 2015. Agora, os dois disputam o posto de melhor equipe do Estado. Na final, tem de confiar!
Robinho é esperado na final da volta, na Vila Belmiro (Foto: Ivan Storti/LANCE!Press)
CINCO MOTIVOS PARA ACREDITAR NO SANTOS
Volta de Robinho
Desfalque na ida, ele retorna. O Santos só perdeu duas vezes no ano, ambas sem Robinho.
Invencível na Vila
Peixe não perdeu na Baixada Santista neste ano: sete jogos, cinco vitórias e dois empates.
‘Time da virada’
Santos foi o último time que reverteu uma desvantagem na final do Paulistão, em 2007. Veja a lista.
Poder de fogo
Peixe tem seis vitórias por dois ou mais gols no ano e o melhor ataque do Paulistão (34).
Semana livre
Santos está 100% focado na finalíssima. Palmeiras tem jogo pela Copa do Brasil.
Valdivia é esperado, também, para a segunda decisão (Foto: Eduardo Viana/LANCE!Press)
CINCO MOTIVOS PARA ACREDITAR NO PALMEIRAS
Consistência
O Palmeiras perdeu quatro vezes em 2015, só uma por dois gols: 2 a 0 Red Bull.
Clássicos
O Verdão levou a melhor nos últimos três clássicos: São Paulo, Corinthians e Santos.
Casa de praia
Na Vila, o Palmeiras tem mais vitórias que o Santos na história: 42 a 40.
Defesa
Ninguém sofreu menos gols que o Palmeiras no Paulista: 12 em 18 partidas.
Volta de Valdivia
Meia está sendo preparado para ser titular. Vai ter magia na Baixada.
9486 visitas - Fonte: Lancenet!