Técnicos se reuniram na CBF nesta segunda-feira (Foto: Rafael Ribeiro)
Os treinadores do futebol brasileiro fizeram questão de deixar claro na reunião na CBF a insatisfação sobre o atual calendário nacional. Além de baterem na tecla por uma temporada maior, os técnicos não são nem um pouco simpáticos ao acúmulo de jogos do Brasileirão em cerca de três meses do ano. Na visão deles, dá para equilibrar mais.
- Já melhorou um pouco a pré-temporada no Brasil. Em Minas, tivemos 25 dias. Acho que é fundamental. No Brasil, os clubes jogam cerca de 75 jogos, principalmente quem chega longe nas competições.
É preciso que o jogador "destreine" nas férias para retomar e então fazer a base para o ano todo. Acho que é pouco, mas melhorou em relação ao que era - analisou Marcelo Oliveira, do Cruzeiro.
Vanderlei Luxemburgo, do Flamengo, também aborda o mesmo aspecto.
- Jogamos setembro, outubro e metade de novembro mais de um terço do campeonato nessas datas. E no início da competição e em dezembro temos várias datas livres. Enforcam o campeonato no período de decisão. Acho que é uma falta de ajuste. Poderia ser melhor distribuído - comentou o técnico do Fla.
Ricardo Drubscky, do Fluminense, citou a Copa do Brasil como problema. A competição é decidida em novembro.
- Existe uma sobrecarga na reta final do Brasileiro e ainda tem acúmulo de Copa do Brasil com Brasileiro na reta final.
Marcelo Oliveira ainda acrescentou que o começo da temporada, pelo desejo dos treinadores, também não deve ter tantos jogos em sequência.
- Ficaram de ser avaliadas todas as situações, principalmente no início do Estadual não se jogar quarta e domingo. Tem que jogar pelo menos com uma semana de tempo para recuperar melhor os jogadores - emendou.
3534 visitas - Fonte: Lancenet!